sexta-feira, 16 de junho de 2017

Cerca de vinte milhões de pessoas viram o show de Carson nessa noite, e, na manhã seguinte, foram muitas as que, desesperadamente, saíram em busca de provisões de rolos de papel. Ao meio dia de 20 de Dezembro, praticamente todas as lojas dos Estados Unidos estavam sem stock de papel higiénico.


No dia 6 de Dezembro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :



Fila para comprar papel higiénico em 1973
Nos anos 70, ocorreu um facto que fez tremer os alicerces de meio mundo: o papel higiénico esteve a ponto de se esgotar. 
Em plena crise do petróleo e os receios da escassez de alguns produtos essenciais, Johnny Carson, um apresentador de televisão e comediante que durante 30 anos foi o showman televisivo dos lares americanos, perguntou ao vivo, num dos seus programas: - "Vocês sabem o que está desaparecendo das prateleiras dos supermercados? Papel higiénico!, há uma aguda escassez de papel higiénico nos Estados Unidos". 
Cerca de vinte milhões de pessoas viram o show de Carson nessa noite e, na manhã seguinte, foram muitas as que, desesperadamente, saíram em busca de provisões de rolos de papel. 
Ao meio dia de 20 de Dezembro, praticamente todas as lojas dos Estados Unidos estavam sem stock de papel higiénico. Muitas das lojas tentaram reagir em tempo útil, mas não conseguiram seguir o ritmo da procura.
Um efeito que curiosamente também alcançou países como a ex-URSS, Grã-Bretanha, Japão e Polónia entre outros, onde as filas em busca de precioso papel eram intermináveis.
Algumas noites mais tarde, Johnny Carson explicou que não tinha escassez, que tudo foi produto de um exagero da notícia sem pensar nos precedentes. Foram necessárias três semanas para repor as prateleiras e assim, pôr fim à escassez causada por uma piada televisiva, com consequências imprevisíveis! via metamorfose digital
Abraços saudáveis

Nenhum comentário: