quinta-feira, 22 de junho de 2017

"(...) descobriram uma parede falsa, uma porta oculta e uma passagem que conduzia a uma divisão secreta. Nela, estavam escondidos 75 objectos originais da Alemanha nazi. Entre as relíquias encontradas, estava um busto de Adolf Hitler, uma escultura de uma águia imperial com uma suástica, uma lupa que se acredita tenha sido utilizada pelo próprio ditador alemão e um macabro dispositivo médico que era usado para medir o tamanho da cabeça e demonstrar que alguém não era de raça ariana."



Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

"A Interpol e a divisão de Delitos Culturais da Polícia Federal argentina, revistaram no passado dia 8 de Junho, a casa de um comerciante de antiguidades em Béccar, um subúrbio ano norte de Buenos Aires. Lá, uma estante chamou a atenção dos agentes. Ao retirarem-na, descobriram uma parede falsa, uma porta oculta e uma passagem que conduzia a uma divisão secreta. Nela, estavam escondidos 75 objectos originais da Alemanha nazi. 

Entre as relíquias encontradas, estava um busto de Adolf Hitler, uma escultura de uma águia imperial com uma suástica, uma lupa que se acredita tenha sido utilizada pelo próprio ditador alemão e um macabro dispositivo médico que era usado para medir o tamanho da cabeça e demonstrar que alguém não era de raça ariana. As autoridades suspeitam que pertenceram a nazis de alta patente na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
 
Depois de examinadas, as peças serão exibidas no Museu do Holocausto de Buenos Aires.
Os objectos foram encontrados como parte da chamada Operação Oriente Médio, iniciada no passado mês de Outubro, após a descoberta de obras de arte de procedência ilícita, que estavam na Lista Vermelha de Objectos Culturais Chineses, emitida pela Unesco, ou sob o amparo da Lei de Proteção do Património Arqueológico e Paleontológico."

Pode ler o artigo completo, clicando aqui .

Abraços saudáveis
 

Nenhum comentário: