sexta-feira, 30 de março de 2007

Importância dos suplementos versus remédios

Abaixo, alguns trechos do livro do Michael Janson, M.D. intitulado “A REVOLUÇÃO DAS VITAMINAS”, cuja leitura recomendo vivamente a todos os que queiram melhorar a SUA saúde e a daqueles que nos rodeiam.

“Estão ocorrendo mudanças significativas na área da saúde. Os médicos se interessam cada vez mais pelo uso de suplementos alimentares em alta dosagem no tratamento de prevenção de doenças. Na verdade, eles próprios estão tomando suplementos, embora ainda não os recomendem a seus pacientes. Uma pesquisa recente mostrou que 8 em 10 médicos admitiram tomar vitamina E.

Os pesquisadores ocasionalmente se vêem numa posição curiosa. Por exemplo, um pesquisador relatou em seus estudos o valor da vitamina E e, em seguida disse: “Não existe pesquisa suficiente para recomendar a vitamina E ao público em geral, mas eu próprio a estou tomando!” Por que você, como parte do público, precisa esperar que os cientistas e médicos dêem o seu aval para fazer o que eles já fazem?

Recentemente um colega me perguntou que dose de um determinado nutriente eu usaria em um paciente com insuficiência cardíaca. Ele tentara de tudo, e agora, após o fracasso do tratamento médico convencional, estava disposto a experimentar um suplemento alimentar. Espero que no futuro considere usar suplementos antes de o quadro do seu paciente se agravar tanto. Infelizmente, muitos médicos da corrente dominante ainda temem cair no ridículo diante de seus colegas se considerarem usar suplementos alimentares em vez da medicação habitual. Mas isso está mudando.”
(...)
Quando confrontado com a toxicidade dos medicamentos aprovados pelo FDA, que matam muito mais pessoas todos os anos, o Dr. Kessler (responsável do FDA) replicou, num tom de quem desfia uma resposta decorada, que “metade dos nossos medicamentos é derivada de vegetais”. Essa é uma declaração evidentemente equivocada e planejada para confundir. Muitos produtos farmacêuticos são extratos de vegetais que foram alterados significativamente para que pudessem ser patenteados, e essa alteração costuma aumentar a sua toxicidade. Além disso, muitos deles são análogos sintéticos de produtos vegetais, não os vegetais em si. O Dr. Kessler poderia da mesma forma ter dito que os medicamentos são feitos de carbono, nitrogênio e oxigênio, embora tudo seja feito disso! Além disso, muitos dos medicamentos mais usados e onerosos são completamente sintéticos, não tendo nenhuma relação com vegetais.


Os antiinflamatórios, os medicamentos de combate ás úlceras e à ansiedade, os novos remédios cardíacos e os anti-hipertensivos não são produtos vegetais. Eles custam a muitos cidadãos americanos montes de dinheiro e causam diversos efeitos colaterais. Eles são necessários para muitos pacientes, mas são abusados amplamente. Isto ocorre parcialmente porque os médicos não tem acesso,em seu curso normal de trabalho, às informações sobre suplementos alimentares que devem ser divulgados amplamente. Isto reduziria a necessidade de medicamentos e aumentaria a saúde de todos os americanos, enquanto ao mesmo tempo reduziria a crise de saúde que enfrentamos agora.“

“(...)Muitas pessoas acham – e alguns nutricionistas conservadores concordariam com elas- que seguir uma dieta balanceada proporciona todas as vitaminas de que precisam. Isso simplesmente não é verdade.”

Abraços saudáveis



Nenhum comentário: