sexta-feira, 15 de agosto de 2008

DIABETES-Será que devemos alertar os médicos?

Esta semana, o Dr. Sérgio Vaisman aborda no seu artigo, a questão dos diabetes por um ângulo que considerei muito construtivo (leia aqui o artigo na integra).

Alguns trechos para sentirem vontade de refletir sobre a forma como devem abordar os vossos médicos sobre a vossa saúde:

Todo mundo sabe que o Diabetes tipo 2 é uma doença “epidêmica” causada pelos modernos métodos de vida, incluindo a dieta alimentar. Todo mundo mas será que todos os médicos também sabem disso? Pesquisas recentes nos Estados Unidos revelaram que os médicos tem uma visão superficial sobre este problema e tratam o diabetes como uma doença simplesmente e que requer uso de medicamentos para todo o resto da vida e que muitos nem sequer sugerem mudanças em hábitos alimentares.(...).
Sabemos que a humanidade caminha para a obesidade e isso, somado ao sedentarismo, oferece condições de sobra para desenvolver o diabetes. Enquanto as pessoas andavam e corriam antigamente, hoje elas sentam e comem. (...)
Instalado o diabetes, vai-se ao médico que, após confirmar o diagnóstico, institui uma composição de remédios que visam diminuir e controlar os níveis elevados da glicose no sangue. (...)
Ora, tratar do diabetes não é simplesmente controlar os níveis de açúcar no sangue mas modificar condições que levem a riscos de complicações que podem existir mesmo com a glicose controlada.O médico deveria ter a obrigação de procurar controlar o problema com medidas que visassem modificar estilo de vida.(...)
É fundamental conversar com o médico sobre as possibilidades de se mudar de vida e não sofrer tanto com o curso da doença. Muitos se acomodam com a falsa impressão de que estarão a salvo das complicações se passarem o resto da vida tomando remédios, o que é uma falsa percepção da realidade. A grande mudança deveria partir de nós, os médicos, que deveríamos acreditar no fato que confirma a melhora da qualidade de vida com a insistência em nos mantermos com SAUDE, isto é, adotando as medidas que a Natureza nos deu para que vivêssemos melhor ao invés de simplesmente acreditarmos que o remédio é a solução para tudo. Tente acordar o seu médico se ele se comporta dessa maneira.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: