segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Para conseguirmos RESULTADOS na área da SAÚDE (corporativa), temos que selecionar parceiros que SABEM e FAZEM!

Os meus leitores sabem que desde 2006, mesmo antes do Blog que recentemente criei, sempre escrevi com o intuito primeiro de melhorar a Qualidade de Vida do máximo número de pessoas, através da mudança gradual do Estilo de Vida de cada um, com um foco muito grande na questão da saúde.

Hoje, trocando idéias sobre a importância de gerarmos pensamento critico na sociedade (falávamos de Portugal mas o princípio básico mantêm-se para o Brasil), ficou claro para mim que temos também que alcançar uma dimensão crítica para sentirmos RESULTADOS palpáveis nesta matéria.

Por isso, apesar do cariz comercial da minha parceira BASE Brasil (é uma empresa que como qualquer outra precisa de gerar lucros), tenho a certeza que o legado principal que poderei deixar para todos aqueles que me quiserem dar o benefício da dúvida, é uma REAL REDUÇÃO DE CUSTOS na área da saúde (REDUÇÃO DA SINISTRALIDADE) nas empresas que venham a beneficiar dos serviços daquela, decorrente da MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA dos seus colaboradores e respectivos familiares. Aos meus leitores já clientes da BASE Brasil, ou que estejam em vias de sê-lo, a mensagem com certeza virá reforçar aquilo de que já têm conhecimento. Para os leitores fora do Brasil, fica uma idéia daquilo que podem exigir das consultorias de resultados na área da saúde dos respectivos países.

Vou explicar por tópicos, porque acredito que quem tem responsabilidades executivas, deve no mínimo, conhecer a metodologia de trabalho e ferramentas usadas atualmente pela BASE Brasil :

- A taxa média de sinistralidade da carteira de clientes da BASE Brasil (mais de 500 empresas) é de 51,12% face a uma taxa média do mercado de 81,55%

- Com a experiência de 14 anos e 150.000 vidas nas mãos, a BASE Brasil começa por querer saber o que é verdadeiramente importante para o RH de cada empresa (no fundo ela é uma ferramenta à disposição do RH e como é remunerada pelas operadoras através das corretagens embutidas nas apólices (das seguradoras) acaba por não gerar qualquer ônus com o seu programa.

- otimiza a gestão do nexo técnico epidemiológico, onde o ônus da prova, atualmente passou a ser da empresa

- ferramentas de prevenção,promoção de saúde e gestão de doenças para resolver esses problemas, nomeadamente um software que prevê as possíveis doenças nas empresas, apenas olhando o sinistro da apólice de saúde. Com este software é possível identificar as principais doenças dos colaboradores e direcionar ações de prevenção,promoção de saúde e gestão de doenças com apuração de resultados., conseguindo-se assim uma redução no custo atual da apólice e diminui afastamentos médicos. Explicando mais detalhadamente para não ficar qualquer duvida sobre o porquê de acreditar que vale a pena usar este canal para falar da BASE Brasil:

a) Sistema Data Cap - Capta e mapeia todas as informações do Programa de Qualidade de Vida Método 5ª com usuário, RH, médico da empresa e BASE Brasil. Direciona ações de prevenção, promoção da saúde e gestão de doenças com apuração de resultados

b) Sistema Anjo da Guarda – Em um ambiente WEB e Client/Server permite o monitoramento do segurado com o conceito “médico de família”

c) Sistema B.I. Health – Via WEB possui perfis distintos para: diretoria, RH, médicos e usuários. O RH acompanha em real time toda a evolução extratificada de utilização da apólice

d) Portal Nexus – Acesso para diretoria, RH, médicos e usuários para interação, validação e auditoria da utilização do plano nas internações, consolidando: Atestados X Sinistralidade X Método 5A X PBM

e) Sistema Medical Demand – Módulo acoplado ao Portal para o perfil médico onde: aponta tendências de patologias, antecipa ações preventivas, cruza informações de contas médicas, cruzamento do Mapeamento do Método 5A e dos possíveis monitorados identificados na ferramenta

f) Sistema Kardios – Integra toda a movimentação operacional de cadastro, fatura, reembolso, entre outros em um ambiente WEB. Benefícios : Auditoria e conferência de fatura.Registro e arquivo de dados sem ação manual; Agilidade nas informações; Controle de prazos; Importação de dados para a folha de pagamento.

Para além disso, oferece: plantão de Fisioterapia, Nutrição e Condicionamento Físico in loco; cartão de descontos em medicamentos através de PBM, sem taxa mensal e com informações estratégicas para a prevenção e gestão de doenças; depto de marketing para o RH valorizar toda a sua comunicação com os usuários; médicos auditores para avaliar contas hospitalares; terminais de auto atendimento para screaning de estilo de vida e equipe de médicos para avaliar fator de risco in loco, etc (entre mais de 100 serviços disponíveis).

Como é óbvio muito mais poderia falar sobre a BASE Brasil, mas acredito que tenha descrito o suficiente para cada um de vocês incentivar o RH a ter um papel mais estratégico onde consiga agregar valor, gerando RESULTADOS concretos numa área que no fundo é responsável pela “manutenção” e “preservação” do principal ATIVO das empresas, os seus TALENTOS.

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: