segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Por que o pai de Robert Wong lhe dizia que a saúde era o número 1?

É com um prazer especial que hoje publico alguns trechos do capítulo “A Trilogia da Vida”, que falam da importância da sua saúde, no livro “O sucesso está no EQUILÍBRIO” de Robert Wong (coloco o site porque vale a pena conhecer a proposta de trabalho de uma empresa liderada, segundo a The Economist, “por um dos 200 mais destacados headhunters do mundo”, que oferece “produtos e serviços que buscam motivar e inspirar pessoas a fazer a diferença”).

Sendo o meu público alvo, colaboradores de empresas (e seus familiares) , chamo a especial atenção das respectivas diretorias (personificadas no responsável de Talentos) que conseguirão melhores resultados (“conclusão de projetos”), segundo Robert Wong, se cada um daqueles investir na sua própria saúde física, mental e espiritual. Vejam o porquê:

O número 1

A saúde, segundo meu pai, era o número 1, na série de acumulações possíveis que temos na vida. Se, além da saúde eu tivesse amigos, acrescentaria um zero depois do número 1. Teria então um patrimônio dez vezes superior ao inicial. Na mesma linha de raciocínio, meu pai acrescentava um zero ao meu número 10, a cada nova conquista, e o chamava de dinheiro, bom salário ou sucesso profissional, e assim por diante.

1,10, 100, 1000...

(...)me sentia riquíssimo. (...) Ou seja, o número 1 de minha saúde seguido de amigos e dinheiro ganhava agora mais zeros que ele nomeava como educação, reflexão ou capacidade de aprender. A partir dessa parábola da saúde, aprendi a me tornar mentalmente um bilionário. Aprendi a tratar cada avanço em minha vida, seja uma posição numa multinacional, o término da universidade ou a compra do meu primeiro carro, com a indiferença de um zero. Mas que ao ser acrescentado ao meu sólido número 1, a saúde, me tornava poderoso.

Você já deve imaginar como terminava a pregação de meu pai. Olhando bem nos meus olhos, brilhando com os milhões possíveis, ele falava: “Filho, se você não tiver saúde, o que acontece? Você não tem aquele número 1 na frente. Só zeros.

0000000000000....

O que adianta ter amigos, dinheiro, poder, família e todo o resto, sem ter saúde? Sem o número 1 da equação, para dar-lhes significado? Aquele número 1 da equação, que me parecia tão pouco, é que no fundo e no futuro daria significado e valor a toda a minha vida. Seu corpo sem saúde se manifesta com dores, gastrites, músculos travados, pressão alta, diabetes e outros sintomas resultantes da somatização de sua insatisfação com os relacionamento pessoais ou profissionais (N.A bem como do Estilo de Vida, nomeadamente maus hábitos alimentares e sedentarismo). Você se torna a cápsula desses males e acaba percebendo apenas a doença, quando ela se manifesta. Mas o ideal é agir preventivamente para preservar a saúde integral de sei organismo.(...)

E, como bem lembra o meu amigo, Dr. Luiz Roberto Fava, a natureza sempre sábia, pode resolver até 90% dos problemas de saúde do ser humano. Ela de modo singelo, pede apenas uma coisa: que vocês e os médicos não a atrapalhem.

Sua mente, apoiada num corpo equilibrado e saudável, o ajudará a aprofundar o autoconhecimento. E quanto mais se conhecer, mais autoconfiante se tornará. Esta é a maneira de se apresentar socialmente saudável. Autoconfiante, você transpira segurança e vigor. (...)

São as pessoas em equilíbrio, com a auto-estima consolidada pelo autoconhecimento, que vêem aqui e no agora as oportunidades ainda não apreendidas pela maioria.(...) E ao se incluírem (e ao seu grupo) nas soluções, criam um novo nicho de mercado, um novo produto ou serviço. São então premiadas com o sucesso.”

Caros leitores, entenderam agora melhor, através das sábias palavras de um dos “palestrantes mais inspiradores e requisitado do mercado”, porque há dois anos vos sugiro que melhorem o vosso atual Estilo de Vida?

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: