terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Postura certa para tempos incertos!


Ainda nesta minha fase de publicação esporádica de artigos e por sentir que muitos de nós, andamos apreensivos com este início de ano, deixo-vos uma mensagem especial que alguém gentilmente me enviou.


"Inspirando-me em Italo Calvino aqui ficam os meus votos para o próximo ano :

Agilidade pois é agil aquele que é leve no agir, não se deixando prender nos pântanos da crise, do desencanto ou do coração pesado. A leveza que a agilidade permite é seguramente uma qualidade que todos temos que aprender. A leveza permite-nos ir com o vento, subir mais alto , ver novos horizontes e acima de tudo, não termos fronteiras.

Rapidez é a consequência da responsabilidade. Responsabilidade pelos compromissos que assumimos, pela prontidão com que acorremos aos desafios . Responsabilidade que nos impele à procura de novas fórmulas e nos obriga à urgência da acção. Responsabilidade que nos dá a visão que permite a decisão. Rápida pois todos os que estão atrás de nós têm muito a perder ou a ganhar.


Exactidão que é a medida certa para a poupança que os tempos exigem. Impede o desperdício de tempo e de recursos. Impede a dispersão. Obriga-nos à clareza, à busca do melhor e da forma perfeita.. Por ela ganhamos a auto-estima que advém do difícil e da missão cumprida.


Visibilidade para nos opormos às trevas da indiferença. Para corrermos o risco de assumirmos as nossas crenças. Não existe o que não se vê nem o que não aparece. Visibilidade junto dos amigos que precisam de nós, junto dos parceiros que estão a passar pela crise. Visibilidade porque é preciso dar esperança numa sociedade que se recusa a acreditar. Visibilidade do que é bom, do que é positivo, do que é energia. Visibilidade que deriva da anunciação . Da amizade.


Multiplicidade de respostas, de intervenções, de ideias. Assumir a multiplicidade é deixar para trás os registos do uno .Somos uma cultura de múlitplos e da diversidade. Somos da raça do MacGuiver. Está chegada a hora de sairmos da linearidade mecânica que nos leva à cegueira pois nos impede de ver o resto do mundo. E de aprender com ele. A evolução faz-se pela experimentação. A multiplicidade conquista-se com ousadia. Sejamos audazes.


Consistência porque não se constrói na incoerência, na inconsequência, na errância de palavras, de acções ou de ideologias. Consistência para darmos força às nossas pequenas acções. Para darmos outro valor às nossas palavras. Porque as certezas estão dentro de nós. Não derivam dos acasos nem dos imponderáveis, nem dos outros. As certezas são os valores que escolhemos para regerem a vida . A consistência é a sua natural consequência. Só ela permite o estilo que vos diferencia e vos torna queridos.
"


Praticar estes princípios de forma consistente, contribui sem dúvida, para a nossa Qualidade de Vida!

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: