terça-feira, 17 de março de 2009

Deliciosamente... enganando os clientes finais!

Já várias vezes tive vontade de escrever algo sobre anúncios, que enganam (ou dito outra forma, mentem, lesam, inventam, prejudicam, etc) os destinatários que os vêem e ouvem, através do conteúdo das respectivas mensagens. Hoje não resisti e aqui vai um exemplo de um chá (não vou mencionar a marca por que o problema não é com este produto, mas com a leviandade com que a indústria e as agências de publicidade, se movimentam no mundo publicitário, onde o que importa é o maximizar o lucro, sem qualquer consideração com os prejuízos de toda a ordem que venham a sofrer os clientes finais). Desde já o meu aplauso para aqueles players que não só não compactuam com esta metodologia de trabalho, como ainda, de alguma forma, lutam para terminar com ela.

"DELICIOSAMENTE EM FORMA COM.....

Quem disse que manter a linha custa? Com "X", agora com o novo sabor de chá quente, Pêssego Branco, ficar em forma, nunca soube tão bem.

Com o Verão cada vez mais perto, começamos a pensar nos quilinhos ganhos durante as estações frias: os doces de Natal, as pipocas e o chocolate quente naquelas tardes de domingo, o balde de gelado que comemos em frente à televisão. E, subitamente, a ideia aparentemente feliz de vestir um biquini e atravessar os poucos metros que separam a toalha das ondas, torna-se um pesadelo. Ou não. "X" ajuda-a mais uma vez a preparar-se para o Verão, sem dramas nem sacrifícios. O seu "super" chá verde é 100% natural e possui duas vez mais catequinas do que um chá verde normal, e estudos realizados na Ásia indicam que actuam eficazmente na distribuição de gorduras e na redução do perímetro da cintura, ajudando a eliminar a inestética barriguinha. Além disso, não tem calorias, corantes nem conservantes e a gama inclui chás frios e quentes, para que possa cuidar de si o ano inteiro, conforme o seu gosto. Aos sabores Ananás com hibisco e citrinos, disponíveis nas versões fria e quente, junta-se agora o novo sabor irresistível de chá quente, Pêssego Branco. Adeus gordurinhas e até ao Verão!

Manter a linha não custa nada! Veja-se ao espelho e orgulhe-se da sua silhueta!"

Pergunto aos meus leitores:

- ao lerem estas palavras, ficam com a sensação de estarem a ser enganados?
- acreditam que tomando o chá "X" e sem mudarem o vosso Estilo de Vida, conseguem perder os tais quilos a mais para ficarem com uma barriguinha igual à da foto que acompanha o anúncio (claro que é uma barriga 100% perfeita!)?
- será que os responsáveis pelo anúncio, estarão dispostos a devolver o dinheiro e ou pagar determinado valor pecuniário (minimamente relevante) aos milhares de portugueses, que não conseguirem os resultados prometidos neste belo anúncio?
- por que será que as autoridades legais competentes nesta matéria, permitem que de uma forma dolosa, se fraudem expectativas de tantas pessoas que compram, de boa fé, estes produtos, após lerem este tipo de mensagem?

Vamos nós, em conjunto, passar a mensagem que quem escreve assim, não é digno de confiança e como tal, não compremos os produtos nela anunciados.

Abraços saudáveis,

Um comentário:

A Raposinha disse...

Efectivamente, há épocas do ano em que tentam convencer sobretudo as mulheres que
1 - engordaram mais do que deviam
2- não se vão sentir bem com o seu corpo
3 - mais, vão sentir-se miseráveis
4 - a solução está num prodoto maravilha, seja ele X, Y ou Z, que se ingere, se bebe, se cola nas pernas, se recebe através de um tratamento numa clínica, se besunta na barriga, etc, etc.
É tempo de paramos com PUBLICIDADE ENGANOSA e, ao mesmo tempo, com esta ideia que se colou nas mentas das mulheres que são gordas, feias, que os homens não gostam de celulite e outras ideias assassinas.
A saúde passa por comer bem (saudável), fazer algum exercício, e não prestar atenção a anúncios que nos pretendem deprimir.