quarta-feira, 1 de abril de 2009

“Gordura TRANS e morte fetal”

Mais uma vez o Dr. Sérgio Vaisman, alerta-nos para a importância de darmos atenção aquilo que comemos no nosso dia a dia, especialmente quando falamos de produtos alimentares “de fonte industrializada”.

No seu artigo de hoje, fala-nos da associação entre “Gordura TRANS e morte fetal”:

“Cada vez fica mais evidente a importância da nutrição na saúde e estilo de vida das pessoas. Temos frisado que o aporte de nutrientes adequados faz com que nos desempenhemos melhor em todas as nossas funções orgânicas apesar de vivermos num mundo altamente tóxico e que enfraquece a estrutura dos seres vivos.

A industrialização dos alimentos progride a cada dia e novos elementos estranhos aos seres humanos são colocados nas embalagens que compramos nas prateleiras e essas substâncias sintéticas e estranhas podem produzir efeitos que muitas vezes são ainda desconhecidos da própria Ciência. Entretanto, como a ordem é “faturar”, pouco importa a muitos fabricantes que tenhamos problemas mais sérios ou não.

Recente pesquisa publicada na revista médica FERTILITY AND STERILITY demonstrou a importante incidência de morte fetal durante a gestação das mulheres que consomem grandes quantidades de gordura TRANS, contidas em infinidade de produtos alimentares. Este tipo de gordura é processada industrialmente e hidrogenada, levando a alterações no organismo que se associam a entupimentos de vasos sanguineos, fato este já conhecido e bem informado em todo mundo. A gravidade desta nova descoberta em relação à morte de fetos nos preocupa mais, pois os médicos, ao serem notificados desta situação, tem o dever de aconselhar as gestantes a darem maior importância ao que consomem para preservarem a saúde daquela vida que esta por vir.

Por mais monótona que seja a preocupação de se fazer este tipo de alerta, devemos ficar atentos quanto à composição de tudo aquilo que ingerimos, principalmente se for de fonte industrializada.

Trata-se de uma escolha bem simples: viver bem e com saúde ou não se preocupar em viver bem.

Fica o apelo aos meus leitores em geral e às futuras jovens mães em particular, que levem a sério as palavras do Dr. Sérgio Vaisman.

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: