sábado, 18 de abril de 2009

"Refeição em família"


A psicóloga Rosely Saigão, no seu artigo "Refeição em família", passa algumas mensagens importantes (clique aqui para ler o artigo na íntegra)

"(...)
Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo? Talvez as pessoas tenham escolhido outras prioridades: numa pesquisa recente sobre as refeições, 69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam.

Uma criança de nove anos disse uma coisa interessante: para ela, o horário do recreio deveria ser maior porque tomar o lanche demora e, com isso, há menos tempo para brincar. Aí está: lanchar com os colegas não tem, para essa e muitas outras crianças, o caráter de prazer; parece ter uma ligação mais estreita com outras obrigações escolares.

Aliás, tenho observado a dificuldade que muitas crianças têm de falar com adultos e pares olhando para seu interlocutor. Elas falam e olham para o lado, para baixo e até para além da pessoa com quem conversam, mas o olho no olho parece ser desagradável, difícil para elas. Talvez seja porque estão acostumadas a olhar para a TV ou para o jogo enquanto conversam com os pais.

O horário das refeições é o melhor pretexto para reunir a família porque ocorre com regularidade e de modo informal. E, nessa hora, os pais podem expressar e atualizar seus afetos pelos filhos de modo mais natural, além de construir o ambiente acolhedor que permite aos mais novos perceber com clareza que aquele é seu grupo de referência e de pertencimento.

Numa época em que os rituais estão em desuso, as refeições em família são um excelente momento para transmitir tradições familiares aos filhos: quais alimentos aquela família prefere e quais são os seus modos usuais de preparação, como se comporta à mesa, quais assuntos costuma abordar durante a refeição, o tom de voz usado, como os membros se tratam. Tudo isso é apreendido pelos mais novos, que podem encontrar seu modelo de identificação familiar e ter contato com o conhecimento construído pelas gerações anteriores da família.

O horário das refeições também pode servir para que contradições, diferenças e conflitos entre pais e filhos surjam de modo polido, para que os filhos saibam mais sobre a rotina profissional dos pais e para que estes ouçam sobre a vida escolar e social dos filhos sem cobranças.

(...)."

Abraços saudáveis

3 comentários:

Hélder Falcão - CMI - Contact Management Intelligence disse...

Muito bom João.
À hora da refeição em minha casa e nas minhas reuniões desliga se a tv e não se atendem os telefones.
O momento da refeição é sagrado.
É a melhor altura para interagir com os nossos pares.
Parabéns pelo teu artigo.
Um abraço.
Hélder Falcão

A Raposinha disse...

Excelente artigo!
As deduçoes sobre um problema cada vez mais comum - o de se falar sem olhar nos olhos - fazem todo o sentido.

Anônimo disse...

E depois da refeição , lavamos os dentes com dentífrico com ou sem flúor ?