sexta-feira, 31 de julho de 2009

"Os médicos, hoje em dia, submetidos a pressões intensas pelo sistema de Saúde (que podemos chamar de SISTEMA DE DOENÇAS)..."

Mais uma vez, publico um artigo do Dr. Sérgio Vaisman, que deveria ser de leitura obrigatória por todos aqueles que estejam envolvidos directa ou indirectamente com a saúde (doença!) da população.
Reparem bem que estamos a falar da opinião de um médico com a coragem de dizer verdades que por vezes incomodam os responsáveis pelo sistema de gestão de doença instalado no mundo ocidental.

“Eu me sinto um trapo! Estou me sentindo cansado o tempo todo.” Quantas vezes já ouvimos isso e quantas vezes você já foi ao medico com este tipo de queixa?
De acordo com recentes estudos, a EXAUSTÃO tem sido queixa freqüente e crescente nos consultórios médicos e parece cada vez mais difícil de ser resolvida. Cerca de um terço das pessoas queixam-se de cansaço crônico e, ate, de exaustão.
O mais impressionante disso tudo é o fato do medico muitas vezes não saber o que fazer a respeito. Os médicos foram treinados para reconhecerem e tratarem de doenças e, sempre que alguém se apresenta no consultório com queixas desse tipo, o profissional tende a procurar encaixar os sintomas em doenças conhecidas, solicitando incontáveis exames laboratoriais para poder chegar a um diagnostico mais preciso e, por conseqüência, tratar o mal. Infelizmente, o que se vê é que, mesmo após todos os exames, a situação raramente se contorna ou desaparece e as queixas continuam a se apresentar e, muitas vezes, obriga o paciente a peregrinar por vários consultórios de varias especialidades medicas, procurando curas em comprimidos encontrados nas farmácias.Apos pesquisar e não encontrar correlações com doenças, os indivíduos fatigados são aconselhados pelos médicos especialistas a continuarem a busca por soluções com profissionais de outras especialidades. Por que então não se considerar uma condição cada vez mais comum no nosso dia a dia? Por que os médicos não procuram compreender que muitas vezes a sensação de cansaço crônico e exaustão, descartadas as doenças mais conhecidas, são oriundas de profunda INSATISFAÇÃO e DESMOTIVAÇÃO? O principal motivo de se deixar passar a possibilidade de se chegar a estas conclusões está no fato de não se ter mais tempo para escutar as queixas dos pacientes. Os médicos, hoje em dia, submetidos a pressões intensas pelo sistema de Saúde (que podemos chamar de SISTEMA DE DOENÇAS), veem-se “comprimidos” pelo tempo e sem condições de manter adequadamente a relação médico/paciente em nível satisfatorio para poderem, conforme se fazia nos tempos dos saudosos MEDICOS DE FAMILIA, ajudar seus clientes a se saírem bem de situações como essas.
É mais fácil receitar um antidepressivo e um calmante leve e pedir ao infeliz do individuo para não interromper o “tratamento”.
(julho de 2.009)

Caro leitor, se andar cansado, exausto, irritado, etc, converse com a sua família e com o seu médico, sobre aquilo que podem ser as verdadeiras causas dos sintomas apresentados e opte por soluções que reduzam/eliminem aquelas e não as mais fáceis que consistem em eliminar apenas os últimos (sintomas).

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: