domingo, 16 de agosto de 2009

Escova de dentes - "inimiga da boca ao se tornar um agente transmissor de doenças."


Já sabem os meus leitores que defendo que um Estilo de Vida saudável que nos leve a conseguir ter uma maior Qualidade de Vida, se consegue ao longo do tempo, com a introdução gradual, sustentada e prazerosa de novos hábitos no nosso dia a dia.

Aqui vai mais um que muitos de nós descuramos e que pode acabar por ser a gota de água para prejudicar de forma significativa a nossa saúde, mesmo que tenhamos uma alimentação equilibrada, não sejamos sedentários, etc.

Para ler o artigo na íntegra, publicado no site "MinhaVida", clique aqui

"(...)
Inventada em 1498, na China, a escova de dente é acessório indispensável para a manutenção da saúde bucal. Mas, embora todos saibam de sua importância na hora de fazer a higienização dos dentes, poucos conhecem os cuidados que devem ser tomados para que ela não acabe se transformando em uma inimiga da boca ao se tornar um agente transmissor de doenças.

(...)
Para se ter uma ideia do estrago, a
s bactérias se multiplicam 250 vezes, em 24 horas sem escovação

(...) basta uma escova mal cuidada para que a saúde do corpo inteiro fique ameaçada. De acordo com a dentista Gabriele de Oliveira Carvalho, da Unicamp, como as pessoas não sabem limpá-la da maneira correta, a escova pode virar um depósito de bactérias e transmitir doenças infecciosas graves desencadeados por esses micro-organismos, como pneumonia e até hepatite.

"Quando há uma infecção, as células de defesa do organismo vão morrendo, enquanto as bactérias se fortalecem e caem na corrente sanguínea. Quando isso acontece, elas podem se alojar em quaisquer órgãos do corpo e causar danos graves à saúde". O assunto é tão sério que o Ministério da Saúde pretende distribuir cerca de 40 milhões de escovas e pastas de dente para a população durante esse ano. Os kits são para alunos de escolas públicas e pacientes atendidos pelo programa "Saúde Bucal".

Do jeito certo
Abandone hábitos como passar desinfetante na escova ou limpá-la na toalha. Para evitar qualquer tipo de doença, ela deve ser higienizada da maneira correta. O MinhaVida conversou com a dentista para sugerir alguns cuidados na hora da limpeza da escova:

-Lavar as mãos antes da escovação

- Lavar bem a escova na água

- Batê-la no cantinho da pia para tirar o excesso de água. Não é para secar com a toalha ou papel.

- Borrifar Clorexidine, um antibactericida doméstico, indicado para a esterilização da escova. Retire o excesso batendo no cantinho da pia.

- Guarde a escova em um estojinho limpo e seco

-Troque a escova cada dois meses, isso evitará o acúmulo de sujeira e a proliferação de micro-organismos.

Jamais faça
- Usar desinfetante doméstico ou produtos similares para limpar sua escova, pois podem causar intoxicação

- Secar a escova na toalha. A toalha é usada para secar o corpo e pode estar cheia de bactérias, que contaminarão sua escova. Usar papel também não é uma opção, já que ele também fica exposto às bactérias presentes no banheiro, portanto, pode contaminar a escova

- Guardar sua escova junto com outras. Isso aumenta o contato com fungos e bactérias que podem estar escondidos nas demais escovas.

Além disso, a escova derrama o excesso de água no fundo dos recipientes de suporte tornando o ambiente propício para a contaminação por germes e bactérias."

A importância de irmos lendo/ouvindo pequenas grandes dicas como esta, faz com que, no momento certo, nos "caia a ficha" e façamos algo de concreto para melhorarmos algo que deve a prioridade de cada um de nós - a nossa saúde e a dos nossos filhos (e a dos nossos colaboradores e respectivos familiares quando pensamos num mundo corporativo).

Hoje mesmo, tal como eu fiz depois da leitura deste artigo, melhore a "gestão" das escovas de dentes em sua casa.

Nota: eu por exemplo, nem me lembro há quanto tempo usava a escova de dentes do meu kit de viagem (foi para o lixo de imediato e já tenho uma nova!)

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: