segunda-feira, 28 de setembro de 2009

"Ataque cardiaco, colesterol e tireóide"


São artigos frontais como este com o título mencionado em epígrafe do Dr. Sérgio Vaisman, que validam que estamos perante um médico atento, íntegro, humilde, conhecedor da realidade e que coloca este seu conhecimento ao serviço da humanidade.

"Doenças das artérias coronárias são as maiores causas de morte na nossa civilização ocidental.Com certeza você sabe que níveis elevados de colesterol podem estar implicados na maioria das causas de morte devidas a doenças cardíacas. Está aí a razão pela qual, se os seus níveis de colesterol estiverem elevados, o seu medico lhe receitará rapidamente medicamentos para diminuírem esses valores, provavelmente do grupo das estatinas. O que você provavelmente NÃO sabe é que há mais de 70 anos as pesquisas já apontaram o HIPOTIREOIDISMO como uma das grandes causas de elevação do colesterol.Se a tireóide estiver “preguiçosa” e, por isto, seu colesterol elevado, por que tomar indefinidamente remédios contra o colesterol se a glândula mau funcionante pode ser a grande causa? Por que tratar de uma conseqüência sem se mexer na causa?


Este alerta serve para que você pergunte ao seu medico se ele verificou o estado de funcionamento da glândula tireóide antes de simplesmente receitar um medicamento para baixar os valores do colesterol quando, corrigida a causa, você até poderá viver muito bem sem ter que tomar remédios que, de uma forma ou outra, poderá trazer efeitos colaterais depois de algum tempo."

Caros leitores, estamos a falar de um tema importantíssimo para muitos de nós ou de alguém próximo. Parte da solução mais correcta para o estado de saúde/doença de cada um, está na pressão "saudável" que em conjunto temos que fazer junto dos actuais responsáveis pelo sistema de saúde chamado "ocidental".

Vamos usufruir de todos os excelentes avanços conseguidos nas últimas décadas nesta área, mas paremos para reflectir em conjunto sobre o que estão a fazer (e o que nós deixamos que nos façam!) com o nosso corpo e mente.

O exemplo muito bem apresentado pelo Dr. Sérgio Vaisman pode e deve servir como um ponto de partida para um diálogo mais produtivo com cada um dos profissionais de saúde que nos acompanha de forma contínua ou pontual.

Boas decisões e principalmente acções concretas que venham a proporcionar a cada um de nós, uma melhor Qualidade de Vida.

Abraços saudáveis

2 comentários:

A Raposinha disse...

João,

o que é mais grave é que os medicamentos para baixar o colesterol provocaram, e estudos feitos com ratinhos, grande incidência de CANCROS, o mesmo se verificando com pessoas. Ou seja, ninguém morre directamente pelo colesterol elevado, mas pode morrer pelos medicamentos para o baixar.

Há ainda a questão do que é que se considera um colesterol elevado, já que aspressões da indústria farmacêutica vão no sentido de aumentar o número de supostos "doentes" que necessitam medicação - basta baixar o limite máximo e eis um aumento de número de pessoas que supostamente necessitam da medicação para baixar o colestrol...

João Marques disse...

Olá Ana,

Entendo perfeitamente o que dizes e por isso aqui estamos nós a dar o nosso pequeno contributo para a tal mudança de Estilo de Vida que é o grande "remédio" para a maioria da falta de saúde generalizada.

Por razões profissionais, hoje em dia tenho de saber alguns dados sobre a saúde dos meus clientes e é muito triste ver uma boa parte deles a tomarem remédios para baixar o colesterol, familiares com casos de cancro, tensão alta, etc.

Abraços saudáveis

João