sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Um pouco de história e algumas informações importantes sobre o duche


Aqui está um tema aparentemente inocente, mas sobre o qual podemos seguir alguma regras para termos mais saúde (Qualidade de Vida). Relembro que o grau que possamos ter desta última, depende muito do número de pequenas coisas que fazemos para reforçar o nosso sistema imunitário.

Artigo lido no site Saúde UOL, de onde tirei os seguintes trechos:

"(...)
Antes da água encanada e aquecedores de água tornarem-se comuns em nossos lares, tomar banho era praticamente um sacrifício. Para tomar banho era preciso buscar água e aquecê-la no fogo antes de despejá-la em uma banheira. O processo era bastante inconveniente (e isso ainda acontece em alguns países subdesenvolvidos), e os membros da mesma família frequentemente usavam a mesma água para tomar banho, além de lavar roupa com essa água antes que ela fosse jogada fora.


Temos que agradecer ao engenheiro norueguês Edwin Ruud por ter inventado o aquecedor de água, em 1889. No projeto de Ruud, um interruptor acionava o aquecedor de água assim que uma torneira fosse aberta, produzindo água quente sob demanda [fonte: Ruud em inglês]. Essa mesma era viu a introdução de uma série de novos designs de chuveiros. Fabricantes de chuveiros lançaram uma grande variedade de duchas, porém, a grande maioria tinha um sistema ruim – a água que caía do chuveiro ia para o ralo e recirculava para o chuveiro mais uma vez.
O advento da água encanada uniu essas duas invenções. O hotel Tremont, em Boston, foi o primeiro no mundo a ter água encanada, em 1829. Já o arquiteto Isaiah Rogers foi quem fez o design do protótipo para todo o sistema de encanamento que viria a seguir [fonte: Plumbing and Mechanical Magazine - em inglês]. Por volta do final da I Guerra Mundial, as famílias de classe média já contavam com banheiros dentro de suas casas. Nos anos 30, a comunidade rural americana teve a alegria de poder tomar banho diariamente [fonte: McKendree, Reinhardt and Ganzel - em inglês].

Qualquer um que já tenha tomado um banho quente no final do dia sabe o quanto isso pode ser relaxante. A ciência foi em busca de dados que comprovassem essa teoria. Um estudo japonês examinou a prevalência de hormônios encontrados na saliva que servem como indicadores de estresse. O estudo mostrou um decréscimo significativo desses hormônios nas pessoas que haviam acabado de tomar banho [fonte: Toda, et al - em inglês].

Uma vez que temos água encanada e quente em nossos chuveiros caindo sobre nossos ombros “estressados”, parece um desperdício não tomarmos banho frequentemente. Porém, quantos banhos seriam “demais” para a saúde da nossa pele? Provavelmente você toma banho todos os dias, mas será que com mais frequência do que deveria?

Quantos banhos devemos tomar?

Diz a sabedoria popular que... quanto mais banhos tomamos, mais limpos ficamos. Lavar-se com um bom sabonete e enxaguar logo em seguida com água quente deveria matar todos os germes presentes na pele. No entanto, estudos médicos indicaram exatamente o oposto. O uso de sabonete velho e liso (ao contrário de sabonetes antimicrobianos) não mata as bactérias presentes na pele. Além disso, o uso do sabonete pode transferir essas bactérias para o ambiente ao redor, como por exemplo, a área do chuveiro. Por esta razão, equipes médicas e pacientes não devem tomar banho imediatamente antes de entrar em um centro cirúrgico [fonte: Larson - em inglês].

Ainda assim, tomar banho regularmente é o ideal para uma boa higiene pessoal. Tomar banho demais, porém, pode ter efeitos potencialmente prejudiciais para a pele.

A camada mais externa da superfície de nossa pele (chamada de estrato córneo ou camada córnea) funciona como uma barreira feita de células mortas da pele. Essas células mortas da pele dão proteção para as camadas localizadas abaixo, com células saudáveis. A camada córnea é mais do que simplesmente células mortas - é também formada por lipídios que são compostos de gordura que ajudam a manter a pele úmida.

Toda vez que você toma banho – especialmente banho quente – com sabonete e esfrega com uma esponja ou bucha, está prejudicando a camada córnea de sua pele. O sabonete e a água quente dissolvem os lipídios encontrados na pele. O fato de “esfregar” acelera ainda mais esse processo. Quanto mais banhos você toma, mais isso acontece e, menos tempo a sua pele tem para refazer sua produção natural de óleo. Além disso, a camada córnea da pele pode simplesmente desaparecer ao ser esfregada, expondo as células saudáveis da pele que estavam localizadas logo abaixo. Como resultado, a pele de quem toma banhos demais é geralmente seca, irritada e rachada.

Outro problema relacionado a "muitos banhos" é o uso de toalhas. Apesar do ato de esfregar-se com uma toalha seca após o banho ser uma prática comum, ele danifica a pele. “Secar-se ao vento” é o que há de melhor para fazer após um banho, porém, se você não tem tempo para esperar a água “evaporar” ou não gosta de andar pelado pela casa, pode usar uma toalha. Apenas certifique-se de que ela seja macia e não se esfregue – dê pequenos tapinhas para enxugar-se.

A química da pele é diferente de pessoa para pessoa, então, tomar banhos diariamente pode não ser tão prejudicial para uns como é para outros. Ainda assim, é recomendável “pular” uns banhos de vez em quando! Você também pode proteger a sua pele usando sabonetes macios e água morna no lugar de água muito quente. Melhor ainda – passe um hidratante em sua pele após o banho. Nós todos amamos nos sentirmos limpos, mas é preciso haver um equilíbrio entre pele limpa e saudável."


Como tenho dito aos meus clientes, acredito que o prazer tenha que estar sempre presente no nosso programa de Qualidade de Vida e por isso, eu por exemplo, não consegui deixar de tomar banho com água quente, apesar de ter um bom hábito (e gosto muito) de acabar sempre com água fria. Agora aprendi a trocar de tempos em tempos o chuveiro (a peça por onde sai a água por que acumula muitas bactérias, principalmente se for de plástico!) e a não esfregar o meu corpo com tanta força e a usar mais "palmadas" para me lavar e secar de forma saudável.

Abraços saudáveis

2 comentários:

Adriana Rezende disse...

A história da criação das primeiras duchas quentes é muito interessante. Quanto a questão do desgaste da pelo eu já conhecia, tanto que não me enxugo ao sair do banho, uso um roupão nos dias frios e uma toalha nos dias quentes. A hidratação interna do organismo também é importante, pelo menos uns 2 litros de água por dia, nisso eu ainda não sou tão religiosamente correta, mas me policio para tentar me adaptar. Parábens pelo blog.

João Marques disse...

Olá Adriana,

Gostei de conhecer os métodos que você usa para se enxugar, bem como o seu hábito saudável de beber cerca de 2 litros de água por dia (espero que principalmente fora das refeições!)

Abraços saudáveis