terça-feira, 27 de abril de 2010

"Acreditamos que o futuro depende da capacidade das mentes mais brilhantes se juntarem e..."

Gostei da resposta do Ian Goldin (Director da James Martin 21st Century School (Universidade de Oxford) à pergunta

"O que é dirigir uma faculdade na Universidade de Oxford com objectivos tão ambiciosos e áreas de investigação tão diversificadas, distribuídas por 30 institutos?

Somos uma escola recente, criada em 2005, mas já conseguimos um financiamento total de 150 milhões de euros da Universidade de Oxford e de outras fontes. Enfim, temos recursos financeiros. A humanidade está numa encruzilhada e a nossa ambição é contribuir para a resolução dos principais problemas que enfrenta neste século, que pode ser o melhor século de sempre se formos capazes de usar o nosso conhecimento e a nossa tecnologia na sociedade global para reduzirmos a pobreza e as doenças, conseguirmos a cura do cancro, ou enfrentarmos as alterações climáticas. Ou poderá ser o pior século de sempre se, em resultado da nossa crescente interdependência e evolução tecnológica nos autodestruirmos. E há muitas maneiras de nos autodestruirmos (risos). Acreditamos que o futuro depende da capacidade das mentes mais brilhantes se juntarem e pensarem em novos caminhos para a resolução dos grandes problemas do planeta, e não apenas pensarem, mas também ligarem-se ao mundo das políticas e do sector privado. Por isso, o projecto desta escola é muito ambicioso. Temos um total de 400 investigadores e criámos equipas que trabalham de forma inovadora. "

Este é o caminho positivo que tem que ser seguido e espero que os portugueses e os brasileiros consigam interpretar bem as palavras de Ian Goldin e logrem unir os respectivos talentos em torno de projectos saudáveis e sustentáveis para o bem da humanidade e os coloquem em prática!

O jornal Expresso e o Banco Espírito Santo (BES) estão de parabéns por trazerem a Portugal alguém que pode ajudar a fazer a diferença (leia a entrevista na íntegra publicada no Expresso , clicando aqui).

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: