domingo, 30 de maio de 2010

"Sabe quantos são 19x18 de cabeça?"

Se é daqueles que acha bem o seu filho(a) usar uma máquina de calcular para fazer contas simples, leia o texto abaixo de autoria do Nicolau Santos, publicado na edição de 22 de Maio do jornal Expresso.

"Sabe quantos são 19x18 de cabeça?

Caro leitor, ainda aprendeu a tabuada até aos 10 ou já é do tempo em que isso passou a ser considerado uma enorme violência sobre as criancinhas? Bom, suponhamos que sim. Agora imagine que, em vez da tabuada até aos 10, tinha de saber de cor a tabuada dos onze, dos doze, dos treze, até aos 19. Não acha possível? Então saiba que na Índia os estudantes são obrigados a saber de cor a tabuada até aos 19 - e sem recurso a máquinas de calcular. E este não é um exercício dispiciendo. Por um lado, disciplina, estrutura e agiliza o raciocínio matemático dos jovens, o que lhes virá a ser muito útil na sua futura vida profissional. Por outro, serve também para demonstrar que estudar e aprender não é um exercício lúdico e uma brincadeira, antes exige esforço, dedicação, persistência e bastante suor, ao contrário das ideias de facilidade que foram medrando por este país à beira-mar plantado. E depois admiramo-nos de a Índia ser um dos gigantes que emerge no século XXI e nós estarmos a passar por uma gravíssima situação..."


Depois destas sábias palavras, tenho a certeza que vai deixar o seu filho(a) exercitar o seu raciocínio matemático não lhe oferecendo já uma calculadora e que amanhã. vai falar com o respectivo professor(a) para que adopte a mesm prática na sala de aula.

Não resisto a deixar uma dica para que possam calcular rapidamente quanto é 19x18:

1- 10x18=180
2- 180x2=360 (20x18)
3- 19x18=360-18= 342

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: