quarta-feira, 14 de julho de 2010

"Portugal vai liderar luta global contra deficiências nutricionais"

Existe tanto por fazer, muitas vezes coisas simples e acessíveis, no que respeita aos nossos bons hábitos alimentares, que fico satisfeito com a notícia mencionada em epígrafe.

Usando o bom senso, podemos melhorar a nossa saúde (energia e boa disposição incluída) e consequentemente as relações familiares, profissionais, aumentar a produtividade, reduzir custos (tão importante na época em que vivemos) nas empresas, na saúde pública, nos orçamentos domésticos, etc.

Estamos a falar de um tema que tem que ser considerado prioritário por todos e não apenas algo "simpático" que uns senhores bem intencionados, sentem vontade de fazer!

"Portugal vai integrar e liderar uma equipa de trabalho internacional que irá investigar e desenvolver medida que lutem contra as deficiências nutricionais. Esta equipa fará parte do projecto “Nutrition, Physical, Activity and Inaqualities” e será coordenada, internacionalmente, pela actual estrutura da Plataforma contra a Obesidade.

Travar desigualdades e repor o equilíbrio nutricional, tendo como ponto de partida a mudança de mentalidades, é o objectivo da nova task force liderada por profissionais portugueses.

Na Europa, os maiores problemas de saúde estão associados a erros alimentares e inactividade física, com uma maior prevalência para as doenças cardiovasculares. Logo a seguir surgem os problemas associados à obesidade e à má nutrição.

De acordo com o Nutrition Awards, regista-se actualmente um aumento dos problemas provocados pelas deficiências nutricionais, potenciados pelo aumento das desigualdades sociais, baixos rendimentos e baixa escolaridade. Não é por acaso que as classes mais desfavorecidas são as que registam maior prevalência de pré-obesidade e obesidade.

Segundo afirmou durante o último Congresso de Nutrição de Alimentação João Breda, regional adviser nutrition da Organização Mundial de Saúde, nas últimas décadas o problema da obesidade continuar a crescer, apesar de todas as campanhas lançadas entretanto.

Aliás, assiste-se hoje em dia a um movimento global ao nível da nutrição. Reflexo disso são os inúmeros documentos e recomendações internacionais e nacionais que apontam sugestões e mecânicas para a tomada de consciência para o problema e uma mudança de comportamento.

A escolha de profissionais portugueses para liderar esta equipa de trabalho tem como pano de fundo algumas de medidas tomadas, em território nacional, para lutar contra a obesidade, como o Programa Fruta nas Escolas – que fornece fruta às crianças duas vezes por semana, entre outras." (fonte: GREENSAVERS)

Abraços saudáveis


Nenhum comentário: