quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"A PLASTICIDADE SEGUNDO JOSÉ GIL" segundo Carlos Coelho no seu livro Portugal Genial


"A PLASTICIDADE SEGUNDO JOSÉ GIL
(...)
Entende-se por plasticidade a enorme capacidade que os portugueses têm de se adaptar, de se transformar, de pensar e até de agir. Somos um povo do Mundo, não menos inteligente e inventivo, por isso não menos capaz.

Contudo, segundo o Professor José Gil, estamos paralisados pela inveja, carentes de intensidade e rejeitamos os acontecimentos que afectam as nossas vidas, numa atitude que, segundo afirma, remonta ao passado e que ele denomina de "não-inscrição".

E afirma, sobretudo, que temos medo. Medo de experimentar, de agir, de ser politicamente incorrectos. Vivemos assim, num grande pacto de regime, onde, incondicionalmente, todos aceitamos nada fazer, rejeitando deste modo o conflito, em nome de uma falsa paz que nos adormece.
(...)
Somos um povo destemido, corajoso, audaz, inteligente, capaz, mas reconheço que nos tem faltado a atitude individual, a energia criativa que mostrámos ter em outros tempos.

Proponho por isso, que tomemos consciência da nossa plasticidade, enquanto povo e enquanto plena capacidade de agir, reflectindo sobre os pensamentos do Prof. Gil e, sobretudo, rasgando o incompreensível pacto de "não inscrição", libertando, assim as extraordinárias capacidades que todos temos dentro de nós.

O Prof. Gil ajuda-nos a compreender as forças que nos impedem. Nós, portugueses, temos agora que nos "inscrever", de nos alistar no exército dos inconformados, dos guerrilheiros das ideias, dos activistas do progresso, descobrindo as forças que nos permitem lutar por um país sem medo de existir e onde, pelo contrário, seja possível fazer Portugal voar, cada vez mais alto."

Trechos do livro Portugal Genial - Uma visão desafiante sobre 82 genialidades portuguesas capazes de contribuir para a afirmação contemporânea da marca de Portugal no Mundo, escrito por Carlos Coelho.

Palavras sábias do Prof. José Gil, resgatadas por Carlos Coelho, que merecem ser lidas e postas em prática por todos nós!

Abraços saudáveis

Um comentário:

Micael Sousa disse...

Gostaria de comentar o texto, mas não me sinto à altura. Resta-me dizer que concordo inteiramente com o que é dito e agradecer a partilha.