quinta-feira, 7 de abril de 2011

"O paradoxo do sucesso empresarial"


Nesta nova etapa, que começa hoje em Portugal, vale a pena reflectir (e agir em conformidade!) sobre as sábias palavras do Professor Marins:

"Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. E como isso ocorre nas empresas?

Segundo o prof. Marins, quando as empresas são fundadas, geralmente por um empreendedor visionário, o objetivo empresarial é servir encantadoramente e surpreender seus clientes através de produtos e serviços de qualidade diferenciada, preço justo e atendimento excelente. Ganhar dinheiro é uma consequência do trabalho feito com excelência.

O paradoxo do sucesso empresarial aparece quando após alcançar o merecido sucesso, muitas empresas, começam a profissionalizar a gestão contratando executivos "experientes", que invertem os objetivos empresariais. Para eles "ganhar dinheiro" passa a ser a causa e não a consequência. O pior é que muitas vezes, os próprios empreendedores são "convencidos" pelos seus executivos de que aquela visão inicial da empresa, não é mais adequada à realidade do mercado.

O resultado desta inversão de valores é que em pouco tempo, clientes, fornecedores e a própria comunidade insatisfeitos e "traídos" pela mudança de postura da empresa, começam a abandona-la."

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: