segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projecto Memória - ferramenta estratégica de comunicação corporativa - notas soltas (13)

Li recentemente na revista Executive Digest:

"Segundo Ed Schein, especialista em cultura empresarial, para se conhecer uma empresa é importante observar símbolos, hábitos dos colaboradores e, sobretudo, ouvir as histórias. Apesar de não ser um conceito novo, está a ser implementado cada vez mais como estratégica empresarial, sendo uma ferramenta fundamental da CI.
De acordo com o especialista, é possível obter muito mais informação nas histórias do que nos simples dados de facturação, pois [aquelas] falam de valores, comportamentos, receitas para o sucesso. Falam daquilo que se passa no ambiente da empresa e que não está espelhado na na intranet, nem nas máximas/valores que decoram as paredes. Por este motivo, as histórias são tão poderosas, sendo capazes de comunicar sensações que chegam com maior intensidade à mente de quem as ouve. Não é de estranhar que, ao longo da História, os anciãos tenham ensinado através das lendas, ou que inclusivamente, os livros sagrados das várias religiões sejam em formato de histórias. É uma das maneiras mais subtis e eficazes de transmitir conhecimento e valores."

Semana após semana, venho confirmando a total aderência à realidade, das palavras de Ed Schein.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: