segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vitor Gaspar (ministro das finanças), acredita no conhecimento do passado para definir estratégias para o futuro!

Para aqueles que acreditam que para definir estratégias pensando no futuro, não precisamos conhecer o passado, aqui fica um trecho retirado da coluna "EM OFF" do jornal Expresso do passado sábado:

"... e o estilo de Gaspar Vitor Gaspar inaugurou um novo estilo de conferência de imprensa na apresentação do novo imposto. Antes de revelar as regras da sobretaxa que vai retirar uma parte do subsídio de Natal, começou por enquadrar a evolução da economia portuguesa durante a segunda metade do século XX e referiu-se até à ameaça malthusiana, numa alusão ao economista britânico nascido no século XVIII. Um enquadramento teórico muito interessante, (...) a verdade é que o estilo de Gaspar parece começar a fazer escola. O Em Off encontrou esta semana dois exemplos: um alto responsável bancário que durante uma apresentação, para explicar a situação atual, fazia a retrospectiva da história dos bancos em Portugal e o presidente executivo de uma grande empresa que, a propósito do futuro do negócio, aproveitava para lembrar o nascimento da empresa."

Muito há por fazer, no mundo corporativo em Portugal, relativamente ao resgate das histórias das Pessoas/empresas, que podem melhorar a gestão da reputação, gestão do conhecimento, comunicação interna, marketing, motivação, fidelização e, consequentemente, na definição das melhores estratégias para dar a volta por cima, na actual conjuntura que Portugal atravessa, onde no final, todos os stakeholders, e o país, sairão ganhando.

Boas decisões e...

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: