quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Museum of Broken Relationships


Nesta contínua procura de histórias, ontem descobri o museu das mágoas antigas (fonte: artigo da Bruna Tiussu no blog do Estadão que replico abaixo):

"Um dia eles foram símbolos de toda a paixão de um casal. Capazes de arrancar risinhos sem-fim e trazer à memória as mais belas passagens (sempre com fundo musical especial). Até que o amor se vai – quase sempre apenas para um dos envolvidos. E, de repente, aqueles objetos essencialmente inocentes se transformam na lembrança física mais próxima da pessoa a ser esquecida.

O que fazer com peças e presentes que só pioram os maus tempos vindos com um coração partido? Há quem põe fogo, junta tudo em um saco e joga no lixo, esconde no fundo de uma gaveta nunca visitada. E há aqueles que ajudam a fortalecer o acervo do Museum of Broken Relationships, em Zagreb, na Croácia. Já são mais de 700 objetos que, reunidos, exprimem toda a gama de emoções e sentimentalismos, sem perder a graça e humor. Para os extremamente românticos, pode parecer de mau gosto. Para mim, a ideia faz parte daquele grupo das mais simples, mas geniais, que eu mesma gostaria de ter tido.

As peças ali expostas convidam a uma viagem semi-voyerista pelas vidas de completos estranhos. Há de tudo um pouco. As triviais pelúcias, coraçõezinhos e peças de roupa (inclua aí um monte de vestidos de noiva e lingeries) estão lá. Ao lado de itens menos convencionais, como um martelo, um duende de jardim e uma prótese de perna. O anonimato é sempre mantido, cada peça é identificada apenas com uma breve descrição (enviada pelo doador), cidade natal e datas de início e término do relacionamento."

No mínimo, diferente!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: