quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projecto Memória - ferramenta estratégica de comunicação corporativa - notas soltas (15)


Deixo-vos hoje com uma excelente introdução de um artigo escrito por Nara Damante:

"INTRODUÇÃO

Manter a identidade compreendendo sua história e know-how acumulado é o que buscam as empresas interessadas em construir o futuro, fazendo com que seus públicos valorizem a origem, trajetória, ações e reações. Cabe às organizações contemporâneas imprimir consistência ao mesmo tempo em que se adaptam aos diferentes panoramas econômicos, políticos, sociais e culturais. Preservar a memória passa a ser um fator decisivo de credibilidade e instrumento estratégico de competitividade no mundo globalizado.

No Brasil, diante dos processos de fusões, aquisições e acordos operacionais agregados às crises de diversas origens acumuladas ao longo dos anos, definir quem fica ou não no mercado passa pelo entendimento da mente e do coração dos públicos fornecedor, consumidor, governo, colaborador, imprensa e comunidade.

É também imaginar que por trás dessas denominações, existem seres humanos com suas experiências pessoais em relação às instituições. E que eles foram crianças e brincaram com brinquedos de determinada empresa, cresceram escovando os dentes com uma marca de pasta, torceram (e ainda torcem) por um time de futebol, lembram da geladeira que conservava a sobremesa favorita que a mãe lhes preparava, reconhecem a bandeira do posto de gasolina onde o pai abastecia o carro, entre tantas outras recordações que compõem a história de vida de cada um e que se entrelaça com a memória das empresas. Mas, para assegurar o futuro organizacional, é necessário que as novas gerações valorizem o processo de evolução dos produtos gerados não só pela tecnologia como pela integridade da companhia."

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: