sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Parte da nossa própria história (do Projeto Memória)!

Partilhei hoje no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Deixo-vos umas palavras, com as quais, naturalmente, fico emocionado ao partilhá-las aqui (retiradas da nossa página www.projetomemoria.com.pt )

Quase dois meses passados do lançamento do Projeto Memória aqui no Facebook, partilhamos hoje, com muito orgulho, mas também com muita humildade, um pouco da nossa própria história:

Todos sabemos que uma grande história, no momento certo, pode mudar a nossa opinião ou soltar aquele vital "Ah! Agora sim!". Porque olham na direcção certa: das pessoas. Elas atraem-nos muito mais depressa do que o melhor dos relatórios anuais. Falamos de histórias fabulosas num bar, numa carruagem de metro, na hora do cafezinho no trabalho, com a família. Lugares onde raramente discutimos estatísticas... Foi com esta convicção que, em 2004, a brasileira Sandra Carvalho decidiu entrar no universo da memória empresarial. Alguns anos depois, já a morar em Portugal com o marido, teve a sorte de tropeçar numa das edições da revista Gingko, e encontrar o parceiro ideal para lançar o PROJETO MEMÓRIA em Portugal.

E foi incrível perceber que, mesmo sem nunca terem trabalhado juntos, acreditavam no mesmo instinto: fazer zig, quando toda a gente faz zag. A história que começa agora resume-se a isto: o PROJETO MEMÓRIA não é mais do que uma identidade singular da inclinação, da empatia e da paixão por histórias que unem três pessoas ao mesmo destino. Porque há afinidades entre seres humanos que não se conseguem explicar. Ou esse íman misterioso existe, ou não existe. Não é possível forçar, tal como um cirurgião não pode obrigar o corpo de um paciente a aceitar o órgão do doador errado.

O storytelling é ainda um nicho em Portugal, mas as grandes coisas vêm sempre das margens. Lançar um projecto novo no momento da maior crise dos últimos 50 anos é a prova de que grandes ideias podem vir de qualquer lugar, mas a maioria surge no limite. Porque no limite podemos ver todo o tipo de coisas – tudo o que não conseguimos ver no centro.

É observando das margens que afirmamos que o PROJETO MEMÓRIA resgata a história das empresas, mas não apenas olhando para o seu passado. Memória Empresarial é muito mais do que isso. É, sobretudo, o uso que a empresa faz da sua História.

E podem acreditar: parte importante da nossa história começa aqui.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: