quarta-feira, 6 de junho de 2012

"Como Santos Dumont tinha dificuldades em tirar, constantemente, o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


“Você sabia que o foi o brasileiro Santos Dumont, o “pai da aviação”, que inventou o relógio de pulso masculino? Ele pretendia cronometrar o tempo de voo dos seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como Santos Dumont tinha dificuldades em tirar, constantemente, o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas.
Em Março de 1904 Cartier apresentou-lhe o que é considerado, o primeiro relógio de pulso do mundo masculino, baptizado de Santos, com pulseira de couro.
A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas.” Via Blog EAD

Acrescentamos depois:

“O primeiro modelo de relógio de pulso que se conhece, foi feito cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Bréguet por encomenda de Carolina Murat princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. A invenção é ainda atribuída, mais tardiamente, em 1868, a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe. O modelo tornou-se rapidamente popular como adereço tipicamente feminino a partir dessa altura.” via Wikipédia

Entretanto sobre Santos Dumont, a história mantém-se para os relógios de pulso masculinos.
“Em 1904, SANTOS DUMONT cansado da falta de praticidade do relógio de bolso, o modelo "portátil" mais comum de sua época, Santos Dumont reclamou para um de seus melhores amigos, o joalheiro francês Louis Cartier (fundador da joalheira Cartier). Esses relógios, como indica o nome, ficavam guardados no bolso e, em muitos modelos, eram protegidos por uma tampa, o que obrigava a uma considerável manobra para se ver as horas. Para ele, um homem que passava grande parte do tempo dirigindo máquinas voadoras ou trabalhando em projetos, isso era um problema grave.
Santos Dumont pediu para que Cartier achasse uma saída para essa limitação. Algum tempo depois, o joalheiro presenteou o aviador com a solução que havia encontrado: O protótipo de um dos primeiros relógios de pulso masculinos, que recebeu o nome "Santos". “ via UOL.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: