segunda-feira, 18 de junho de 2012

Uma cena que poucos imaginariam bem no meio de Manhattan



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Manhattan vira estaleiro


Uma cena que poucos imaginariam bem no meio de Manhattan



“Durante várias semanas, a Union Square, no coração de Manhattan, virou um grande "estaleiro", e viu a construção de uma réplica perfeita de um navio de combate, que serviria como uma "Junta de Alistamento Interativa", com o objetivo de mostrar aos jovens recrutas como era a vida nas fileiras da Marinha norte-americana. Em pleno ano de 1917 o navio USS Recruit era uma das atrações da cidade. A estrutura tinha a altura de um prédio de 3 andares, com 60 metros de comprimento, e incluía 2 mastros de observação com 15 metros de altura cada um, e até uma chaminé ornamental de onde saía fumaça. Embora todos soubessem que aquela réplica de madeira nunca levantaria âncora da Union Square, o Capitão C. F. Fierce buscava seguir exatamente rotina de alto mar. Sempre com a Bandeira da Marinha Americana tremulando ao lado do emblema do Corpo de Fuzileiros Navais, os 39 membros da "tripulação" do USS Recruit levantavam às 6 da manhã, lavavam o convés e cumpriam a ordem do dia. As guardas eram feitas 24 horas, da mesma forma que em qualquer outro navio da frota americana. A única diferença era que a maior parte do dia era dedicada a tirar dúvidas dos recrutas que lotavam o navio para alistar-se.

Para atrair ainda mais interessados, vários eventos eram realizados no local, como exposições de objetos patrióticos, eventos cívicos e até bailes feitos especialmente para atrair os jovens. O local virou uma atração turística da cidade. As pessoas que visitavam a Broadway passaram a incluir o navio em seus passeios.

Com o final da Guerra em 1918, o interesse pelo USS Recruit diminuiu, até que ele foi desmontado melancolicamente em 1920, sendo transportado e remontado no Luna Park de Coney Island, de onde seu paradeiro foi perdido, sem registros do que ocorreu com o único "navio terrestre" da armada norte americana.
De acordo com um levantamento feito pelo jornal "The New York Times, durante o período em que esteve "ancorado" na Union Square, o USS Recruit foi responsável pelo alistamento de mais de 25.000 marinheiros, um número muito superior a qualquer outra Junta de Alistamento norte-americana." By Eduardo Rey - RioBlog

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: