terça-feira, 10 de julho de 2012

"Curiosamente, estes contos não foram criados para crianças, sendo Charles Perrault e os irmãos Grimm, os responsáveis pelas “adaptações” destes contos que somente existiam na tradição oral, para o público infantil"



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :

200 anos dos Contos dos Irmãos Grimm - Da tradição oral para os livros 


“Era uma vez um monte de histórias que existiam há muitos anos e que eram contadas de pai para filho. Um dia, por volta do século XVII, um francês chamado Charles Perrault ouviu essas histórias e resolveu escrevê-las. Graças a ele, até hoje todo mundo conhece Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, A Bela Adormecida e tantos outros personagens clássicos.
No início do século XIX, dois irmãos apaixonados por contos de fadas tiveram a mesma idéia de Perrault e saíram por aí pesquisando fábulas e adaptando-as à literatura infantil. Foram os irmãos Grimm que revelaram ao mundo personagens como Branca de Neve, Rapunzel e João e Maria. “
Jacob e Wihelm Grimm nasceram no final do século XVIII, numa pequena vila na Alemanha. Dedicaram-se à recolha dos contos tradicionais até então conhecidos pela tradição oral e reuniram mais de 200 histórias que publicaram em três volumes. Em 2012 celebram-se os 200 anos da publicação do 1º volume dos Contos dos Irmãos Grimm. Para celebrar o bicentenário da publicação foi realizado na semana passada, em Lisboa um Simpósio internacional sobre o legado dos Grimm em diferentes partes do mundo. O evento contou com especialistas de diversos países. A exposição "Irmãos Grimm -- Vida e Obra" que começou em Aveiro e chega a Lisboa no próximo mês de Agosto.
Curiosamente, estes contos não foram criados para crianças, sendo Charles Perrault e os irmãos Grimm, os responsáveis pelas “adaptações” destes contos que somente existiam na tradição oral, para o público infantil. Fonte: COLL, César e TEBEROSKY, Ana

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: