sexta-feira, 6 de julho de 2012

Helen Keller - "Ela aprendeu que “água” significava algo frio e fresco que escorria entre suas mãos"



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


"Não há barreiras que o ser humano não possa transpor" Helen Keller



"Há 132 anos, nascia a escritora e filósofa Helen Adams Keller. A sua vida, é a história de uma criança que aos dezoito meses de idade ficou cega e surda e de sua luta árdua e vitoriosa para se integrar na sociedade, tornando-se além de célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo trabalho incessante que desenvolveu para o bem estar das pessoas portadoras de deficiências.
Helen Keller perdeu subitamente (aos 18 meses de idade) a visão e a audição devido a uma doença que foi diagnosticada naquela época, como febre cerebral, provavelmente escarlatina. Passou os primeiros anos de sua infância, sem orientação adequada que lhe permitisse desenvolver-se e aprendendo sobre o mundo ao seu redor.
Alguns meses antes de Helen completar 7 anos de idade, Anne Sullivan, uma professora de vinte a um anos, foi morar em sua casa para ensiná-la.
A professora Anne Sullivan havia estudado na Escola Perkins para Cegos (Perkins School for the Blind) pois, quando criança tinha ficado cega, mas recuperou a visão através de nove operações. Sua indicação para ensinar Helen foi feita por Alexander Graham Bell, que havia sido procurado pelos pais de Helen. Desde essa época, professora e aluna, tornaram-se inseparáveis até a morte do Anne Sullivan em 1935.
Até a chegada da professora, Helen Keller ainda não falava e não compreendia o significado das coisas.
Anne Sullivan assumiu a tarefa de ensinar Helen e para isso necessitou de muita coragem a persistência. 
No dia 5 do abril de 1887 Helen e sua professora estavam no quintal da casa, perto de um poço, bombeando água. A professora Sullivan colocou a mão de Helen na água fria e sobre a outra mão soletrou a palavra “água” primeiro vagarosamente, depois rapidamente. De repente, os sinais atingiram a consciência de Helen agora com um significado. Ela aprendeu que “água” significava algo frio e fresco que escorria entre suas mãos. A seguir, tocou a terra e pediu o nome daquilo e, a anoitecer já havia relacionado trinta palavras a seus significados." via Umberto Pacheco
Leia mais. clicando aqui .


Abraços saudáveis

Nenhum comentário: