quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As “aventuras” de Mona Lisa - “Com a Revolução Francesa, a Mona Lisa é transferida para o Museu do Louvre, onde todo o povo pode apreciá-la. Pelos ideais revolucionários, obras de arte não deveriam ficar restritas aos nobres. Mas, o imperador Napoleão acaba com a festa. Em 1800, depois de tomar o poder, ele tira a obra do Louvre e a leva para o Palácio des Tuileries, onde morava. Mais precisamente para uma parede de seu quarto, logo acima da cama. "



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


As “aventuras” de Mona Lisa

“Em 1507, após quatro anos de trabalho no seu estúdio em Florença, o pintor Leonardo da Vinci termina Mona Lisa. O quadro não tinha comprador, foi feito por Da Vinci por vontade própria. Por isso a obra ficou durante anos com o pintor, até este, em 1516, trocar Florença por Paris. A mudança acontece a convite de Francisco I, rei francês que estava a chamar artistas de Itália para morar em França com o intuito de difundir o Renascimento no país. Qu
ando vê Mona Lisa, Francisco I não tem dúvidas e a compra na hora. A obra fica em uma das moradas do rei, o Château Fontainebleau, até 1726, data em que Luís XV assume o trono e a leva para o Palácio de Versailles.
Com a Revolução Francesa, a Mona Lisa é transferida para o Museu do Louvre, onde todo o povo pode apreciá-la. Pelos ideais revolucionários, obras de arte não deveriam ficar restritas aos nobres. 
Mas, o imperador Napoleão acaba com a festa. Em 1800, depois de tomar o poder, ele tira a obra do Louvre e a leva para o Palácio des Tuileries, onde morava. Mais precisamente para uma parede de seu quarto, logo acima da cama. 
Com o fim do império napoleónico, Mona Lisa volta ao Museu do Louvre para que toda a população possa vê-la. A essa altura, a tela de Da Vinci já está famosa e é considerada uma obra-prima. 
Mas, em 1870, com o início dos conflitos franco-prussianos, Napoleão com medo de uma invasão a Paris, decide que Mona Lisa e outras obras sejam guardadas num complexo militar na cidade francesa de Brest. 
A obra volta ao Louvre, até que é roubada em 1911. Por dois anos Mona Lisa fica nas mãos de um ex-funcionário do museu. Italiano, ele tentava devolver à Itália as obras do Renascimento. Não deu certo! Hoje, Mona Lisa é vista por 8 milhões de pessoas por ano.” by Superinteressante

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: