quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A escova de dentes moderna foi inventada na prisão



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


A escova de dentes moderna foi inventada na prisão 



“Em 1780, depois de provocar arruaça nas ruas, William Addis foi detido e sentenciado a prisão onde tinha pouca coisa para fazer, a não ser comer e dormir, Addis teve bastante tempo para
pensar sobre alguns novos meios de ganhar a vida, até que certa manhã, após lavar o rosto, ele começou a limpar os dentes e teve uma ideia. Naquela época a forma tradicional de limpar os dentes era aquela inventada por Aristóteles, ou seja, esfregá-los com uma trapo de linho com sal, cinza ou outra substância, o caso é que os trapos de prisão não prezavam pela limpeza e decidiu buscar um substitutivo mais higiênico. Certo dia guardou um osso do jantar e com um pequeno suborno para um dos guardas conseguiu algumas cerdas que foram transformadas em pequenos tufos e depois coladas nos buracos que tinha feito no osso. Nascia ali a escova de dentes moderna tal e qual conhecemos hoje.” 
A empresa de Addis , fundada em 1780, usava um método de fabricação descentralizada, na qual mulheres montavam as escovas em suas próprias casas, com o pagamento vinculado à qualidade do produto e quantidade produzida. A empresa de William Addis soube também diversificar os modelos das escovas de dente, usando diferentes tipos de pelos, que eram dirigidos para públicos-alvo distintos.” 


Abraços saudáveis

Nenhum comentário: