quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A história da gravata - "(...) a novidade da moda "a la croate", trouxe a expressão que logo mais originaria a palavra francesa cravate."



Publiquei ontem no Facebook, no mural do Projeto Memória :

A história da gravata


“Por volta de 1635, durante a Guerra dos Trinta Anos, um grupo de 6 mil soldados e cavaleiros foram a Paris manifestar seu apoio a Luis XIII. Entre eles havia um grande número de mercenários Croatas que, separados pe
lo exílio, permaneceram ao serviço do rei Francês. O uniforme tradicional destes Croatas despertavam a atenção pelo curioso xale amarrado de uma maneira muito exclusiva ao redor de seus pescoços. A elegante "moda Croata" imediatamente conquistou a França. Para os nobres oficiais franceses que estiveram na guerra dos anos trinta a vantagem do xale croata de pescoço era a sua grande praticidade, em contraste com o colarinho que tinha de ser mantido branco e cuidadosamente engomado. O xale era amarrado em torno do pescoço e pendia livremente sem a necessidade de maiores cuidados, o que significava grande praticidade. Por volta do ano 1650, durante o reinado de Luis XIV, ele foi aceite na Franca por toda a alta corte, a qual sempre teve simpatia pelos enfeites militares, e a novidade da moda "a la croate", trouxe a expressão que logo mais originaria a palavra francesa cravate. 
Há registros de uso de lenços no pescoço por soldados chineses, no século III A.C. e também entre o Exército da Roma Antiga, como sudário. "O lenço protegia não só do calor, mas também servia para estancar sangue e limpar a boca, por exemplo.”
Fonte: La grande Historie de la Cravate" (Flamarion, Paris, 1994), Francoise Chaile

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: