quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Auguste Rodin



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Auguste Rodin

“Há 172 anos, nascia em Paris Auguste Rodin. Ele começou esculpindo formas na massa que sua mãe preparava para fazer o pão, quando ainda era criança.

Rejeitado três vezes pela Escola de Belas Artes, acabou por estudar na Es
cola de Artes Decorativas de Paris, que não tinha o mesmo prestígio. O fato de não estar dentro da instituição que dava as cartas da arte lhe ajudou a ser um homem inovador. Também dedicou muitas horas ao estudo da anatomia, talvez influenciado pelo seu ídolo – Michelangelo. Casou-se com Rose Beuret, modelo viva de suas primeiras criações, com quem viveu por toda sua existência. 

Uma das polêmicas de sua vida profissional foi levantada pela obra “A Idade do Bronze”, quando os jurados do salão nacional afirmaram que a obra parecia realista demais. Diziam que ele havia modelado diretamente no corpo humano, e não em cima de um modelo de barro – o que era uma ofensa grave. Ele chegou a enviar as fotos que mostravam o molde, o modelo, e tal, mas acabou por ficar “marcado”. 

Três anos mais tarde, ele recebe a encomenda mais importante da sua vida: fazer as portas do Museu Nacional de Artes Decorativas. Tratava-se de uma obra gigantesca, uma porta de 5 metros de altura e de bronze. Em vida nunca terminou esta obra, mas dela saíram suas principais e mais famosas esculturas.

Em 1885 o escultor deu início a uma relação amorosa com sua pupila Camille Claudel, o mais atormentado de seus relacionamentos afetivos, o qual teve um fim trágico. A partir de 1908, Rodin passou a residir no Hotel Biron, convertido em Museu Rodin depois da sua morte, na cidade de Meudon, no dia 17 de novembro de 1917. Ele morreu consagrado em toda a Europa” Fonte: Patricia Camargo 

Veja aqui "A Idade do Bronze" que gerou polémica http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/77/Rodin_The_bronze_age.jpg

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: