quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"'estou cheio desta história dos bolos, vou fazer outro prato'. E com base nestes ingredientes criou o bacalhau a Gomes de Sá. O prato tornou-se um sucesso - de tal forma que, quando mais tarde atravessou um período de dificuldades económicas, quando o seu armazém ardeu, a solução foi vender a receita."


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


“José Luis Gomes de Sá Junior, nasceu no Porto em 1851. Seu pai, comercializava bacalhau e quando morreu, deixou-lhe como herança, o seu armazém. Ele gostava de cozinhar e fazia muito bem bolinhos de bacalhau, que costumava preparar uma
 vez por semana para partilhar com os amigos. Um dia, já tinha tudo o que era preciso para fazer os bolinhos - bacalhau, batatas, ovos, cebola, salsa, bom azeite - e pensou 'estou cheio desta história dos bolos, vou fazer outro prato'. E com base nestes ingredientes criou o bacalhau a Gomes de Sá. O prato tornou-se um sucesso - de tal forma que, quando mais tarde atravessou um período de dificuldades económicas, quando o seu armazém ardeu, a solução foi vender a receita. O proprietário do restaurante Lisbonense teria desembolsado a quantia de cinquenta mil réis pela receita original.”

Na foto abaixo, no prédio do meio, foi onde Gomes de Sá nasceu e viveu.


Abraços saudáveis

Nenhum comentário: