sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"Por que Michelangelo não queria pintar a Capela Sistina?



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


"Por que Michelangelo não queria pintar a Capela Sistina?

O conjunto de afrescos pintados no teto da Capela Sistina, no Vaticano, forma uma das mais belas e importantes obras-primas da história. No entanto, Michelangelo jamais aceitou de 
bom grado a encomenda do papa Júlio II para realizar a pintura, em 1506. Tanto que começou o trabalho só dois anos depois. A recusa de Michelangelo tem uma explicação. Ele passara o ano de 1505 envolvido com a construção do túmulo do papa. Estava tão obstinado que ficou oito meses em Carrara cavando mármores e enviando a Roma. Quando a praça de São Pedro já acumulava centenas de blocos de mármore, outro escultor, Bramante, persuadiu o papa não só a construir um túmulo para si mas também a reconstruir toda a praça – trabalho que seria feito por ele. O pontífice embarcou na idéia e abandonou o projeto de Michelangelo, que ficou cheio de dívidas. E de rancor.
Assim, a encomenda do papa para a pintura da Sistina chegou como uma ofensa aos ouvidos de Michelangelo, que fazia questão de afirmar-se como escultor e considerava a pintura uma arte menor. Ele resistiu até 1508, quando a insistência de Júlio II se transformou em uma ordem. Ascanio Condivi, discípulo e biógrafo de Michelangelo, escreveu que foram os inimigos do artista que convenceram o papa a chamá-lo para fazer a abóbada. Esperavam que ele fracassasse em pintar a imensa superfície de 680 metros quadrados. Consciente de que sua carreira estava em jogo a partir daquele trabalho, Michelangelo decidiu mostrar ao papa – e ao mundo – o que o escultor era capaz de fazer.”

A Capela Sistina, foi inaugurada em 1512 e recebeu o nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que iniciou sua construção. Ela é usada para os conclaves, reuniões onde se elege um novo Papa." 

By Sergio Miranda
Foto Pier Paolo Cito/Reuters

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: