segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Presidente da República que usava transporte público



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


O Presidente da República que usava transporte público 


"Joaquim Teófilo Fernandes Braga nasceu nos Açores, em 1843. O pai foi oficial do exército e professor de Matemática e Filosofia. Quando ele tinha 3 anos sua mãe morreu. Esta perda, 
e a sua difícil relação com a madrasta acabariam por influenciar sua personalidade mais introspectiva. 

Licenciou-se em Coimbra em Direito mas é em Lisboa que se fixa dando aulas de literatura . Para além de professor foi escritor, ensaísta e político. No ano de 1868, casou-se e teve três filhos. Mas, tanto a esposa como os filhos faleceram muito jovens, e quando Teófilo tornou-se Presidente da República, já era viúvo e sem filhos.

Foi na sequência da implantação da República, que ele passou a presidir o governo provisório (de 5 de Outubro de 1910 a 3 de Março de 1911) . Alguns anos depois, em Maio de 1915, com a renúncia de Manuel de Arriaga, Teófilo é eleito Presidente da República, para cumprir o que restava dos quatro meses do mandato do primeiro presidente da República Portuguesa. As suas funções terminam a 5 de Outubro de 1915, quando é substituído por Bernardino Machado.

Enquanto Presidente da República, recusava honras e ostentações e andava de eléctrico, com o guarda-chuva no braço ou de bengala já sem ponteira.

Faleceu, no seu gabinete de trabalho, a 28 de Janeiro de 1924."

Fontes: Wikipedia e Museu da Presidência

Abraços saudáveis




Nenhum comentário: