terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

E da crise nasceu o Nylon


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


E da crise nasceu o Nylon

Quando a bolsa de valores de New York “quebrou” em 1929, o comércio em todo o mundo passou por dificuldades e o preço da seda disparou. Naquele momento, o Japão era o principal exportador da seda para os Estados Unidos e um dos maiores fabricantes mundiais do produto. 

Em busca de um tecido leve, resistente e mais barato, a empresa DuPont decidiu investir no desenvolvimento de uma fibra sintética que substituísse a seda. 

Foi assim que em 1930, os funcionários Wallace Carothers e Gerald Berchet produziram uma fibra forte e elástica que não derrete a menos de 195 graus Celsius. Depois de anos de intensos desenvolvimento, o nylon finalmente foi anunciado ao público, na Feira Mundial de 1939, em Nova Iorque; e pouco tempo depois começaram as vendas das meias de nylon em lojas de departamentos. 

O nylon não é só usado para fazer roupas, serve para fabricar linhas de pesca, tapetes e carpetes, entre outras utilidades.

Imagem: A réplica de 2 toneladas e 35 pés de altura ampliada da perna da atriz Marie Wilson foi levantada por um guindaste na cidade de Los Angeles para promover a venda de meias de nylon.

Fonte: DuPont e Guia do Estudante

Abraços saudáveis



Nenhum comentário: