quinta-feira, 14 de março de 2013

A construção de um castelo medieval em pleno século XXI



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :

A construção de um castelo medieval em pleno século XXI


Nos arredores de uma floresta no centro de França, diversos especialistas, historiadores e arqueólogos acompanham de perto a construção de um castelo medieval do século XIII – o Castelo de Guédelon. As obras começaram em 1998 e a previsão é que seja concluída em 2025. O projeto tem objetivos históricos, pedagógicos e de turismo. Na construção, são utilizadas somente técnicas, ferramentas e vestimentas típicas da época. A localização do castelo, nos arredores do vilarejo de Saint-Sauveur-en-Puisaye, não foi escolhida por acaso. Todas as matérias-primas utilizadas, como pedras, madeiras e a terra, usadas para fabricar as telhas e a argamassa, estão disponíveis na área. 

Na Idade Média, isso também era levado em conta. Os transportes eram caros e os inúmeros "pedágios" e tributos cobrados pelos senhores feudais podiam duplicar o custo dos materiais, afirmam os responsáveis do projeto.

Os operários actuam ainda como "guias turísticos" e explicam aos visitantes como é feita a produção dos diferentes materiais utilizados na construção. Quando terminarem as obras, o castelo deverá ter 2,5 mil metros quadrados de área construída.


Fonte BBC

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: