Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :
O Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, saiu dos sonhos do rei Ludwig II e começou a tornar-se realidade em 1869. O rei tinha paixão pela arte, por poesia, pela natureza e pelas óperas de Richard Wagner. Tanto era assim que a sua construção foi inspirada na obra deste compositor. Muitas tapeçarias, pinturas e frescos espalhados pelo Castelo retratam cenas de óperas de Richard Wagner. O cisne foiescolhido como símbolo do castelo para homenagear o Cavaleiro do Cisne, Lohengrin, antiga lenda que inspirou Wagner a criar uma ópera com o mesmo nome.
O projecto arquitetónico do Castelo foi feito por Chrietian Jank, especialista em cenários para peças teatrais. O rei precisou esperar cerca de 17 anos para conseguir mudar-se para o Castelo, e mesmo assim a sua construção não chegou a ser e totalmente concluída conforme o projeto inicial.
Ludwig endividou-se enormemente com esta e outras obras, o que lhe deu fama de louco. Acabou por ser interditado por alegada doença mental. A sua morte, em 13 de junho de 1886, foi cercada de mistérios.
Abraços saudáveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário