terça-feira, 28 de maio de 2013

"Acompanhava um cartão ensinando a apertar um botãozinho bem escondido. Foi quando a czarina viu o ovo se abrir para mostrar a gema de ouro polido e de dentro dela sair uma pequena galinha em ouro de quatro cores, com olhos de rubi. A imperatriz ficou tão encantada com o presente, que Alexandre acabou por nomear Fabergé"



Publiquei no Facebook, no mural do Facebook :


Os ovos Fabergé

Tudo começou na Páscoa de 1885, quando o czar Alexandre III da Rússia encomendou ao ourives Fabergé um ovo para dar de presente à sua mulher, Maria Feodorovna. De dentro de uma caixa toda forrada em camurça, a czarina retirou um ovo esmaltado em branco, com 6.5 cm de altura. Acompanhava um cartão ensinando a apertar um botãozinho bem escondido. Foi quando a czarina viu o ovo abrir-se para mostrar a gema de ouro polido e de dentro dela sair uma pequena galinha em ouro de quatro cores, com olhos de rubi. A imperatriz ficou tão encantada com o presente que Alexandre acabou por nomear Fabergé como o "joalheiro da corte" e passou a encomendar um ovo por ano, sob a determinação de que este fosse único e contivesse uma surpresa. O seu filho, Nicolau II, deu sequência à tradição e anualmente presenteava a sua esposa, Alexandra Feodorovna.

Entre 1885 e 1917, Peter Carl Fabergé e seus assistentes criaram cerca de 105 objetos luxuosíssimos, em forma de Ovos de Páscoa.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: