segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Dizem que Thabitha (Taby) a empregada das irmãs Bronte, costumava contar-lhes histórias, e anos mais tarde, Emily a homenageou como a fiel personagem de Nelly Dean, em "Wuthering Heights" - traduzido para português como O Morro dos Ventos Uivantes, O Monte dos Vendavais ou ainda Colina dos Vendavais."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


As irmãs Brontë

Na Inglaterra do século XIX viviam três irmãs que, para passar o tempo, costumavam inventar histórias e mundos diferentes, além de “atacarem” a biblioteca do pai. Não foi à toa que, já adultas, Charlotte, Emily, e Anne, publicaram os livros Jane Eyre, Wuthering Heights, Agnes Grey, respectivamente. Dizem que Thabitha (Taby), a empregada das irmãs Bronte, costumava contar-lhes histórias, e anos mais tarde Emily homenageou-a como a fiel personagem de Nelly Dean, em "Wuthering Heights" - traduzido para português como "O Morro dos Ventos Uivantes", "O Monte dos Vendavais" ou ainda "Colina dos Vendavais".

Na imagem, as irmãs Brontë, pintadas pelo irmão Branwell, em 1834. Da esquerda para a direita: Anne, Emily e Charlotte (entre elas há a sombra de Branwell).

Abraços saudáveis