sexta-feira, 3 de maio de 2013

"Em 1935, pelo decreto nº 25.134, o governo português concede ao Real Gabinete o benefício de receber de todos os editores portugueses um exemplar das obras por eles impressas. Esse estatuto permite uma atualização permanente da biblioteca em termos do que se edita em Portugal."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


A biblioteca do Real Gabinete possui a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal.

Em 14 de Maio de 1837 um grupo de 43 emigrantes portugueses do Rio de Janeiro reuniu-se na casa do Dr. António José Coelho Lousada e resolveu criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos dos seus sócios e dar oportunidade aos portugueses residentes na então capital do Império de “ilustrar o seu espírito”. O edifício foi inaugurado em 1887 pela Princesa Isabel e a sua biblioteca aberta ao público em 1900. 

Entre os cerca de 350.000 volumes, nacionais e estrangeiros, encontram-se obras raras. Em 1935, pelo decreto nº 25.134, o governo português concedeu ao Real Gabinete o benefício de receber de todos os editores portugueses um exemplar das obras por eles impressas. Esse estatuto permite uma atualização permanente da biblioteca em termos do que se edita em Portugal.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: