terça-feira, 9 de julho de 2013

"Hoje, o Museu reúne uma colecção que é considerada única no mundo devido à variedade artística das magníficas viaturas de aparato dos séculos XVII, XVIII e XIX, e ao número de exemplares que integra."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Há 108 anos era inaugurado o Museu dos Coches. 

Criado por iniciativa da Rainha D. Amélia de Orleães e Bragança, o Museu dos Coches Reaes, como então se chamava, foi inaugurado no dia 23 de Maio de 1905. D. Amélia queria reunir, salvaguardar e apresentar ao público, à semelhança do que acontecera pela primeira vez em Paris em 1900, na Exposição Universal, as viaturas de gala da Casa Real. O local escolhido para a sua instalação foi o Picadeiro Real de Belém que deixara de ser utilizado e onde já se encontravam armazenadas algumas das principais viaturas da corte. 
Após a implantação da República, em 1910, o Museu passa a designar-se por Museu Nacional dos Coches e o seu espólio foi enriquecido com outros veículos da Coroa, do Patriarcado de Lisboa e de algumas casas nobres. Hoje o Museu reúne uma coleção que é considerada única no mundo devido à variedade artística das magníficas viaturas de aparato dos séculos XVII, XVIII e XIX, e ao número de exemplares que integra. 

Fonte: Museu Nacional dos Coches

Abraços saudáveis