terça-feira, 30 de julho de 2013

"Maria Baderna esteve no Rio de Janeiro em 1851, provocando "um certo frisson", de acordo com o dicionário Houaiss. O termo "baderna" está associado aos seus admiradores, chamados de "os badernas", que entoavam o nome da musa no final das suas apresentações. O coro era mal visto pela sociedade da época, que associou o barulho e a paixão incontida dos fãs a algo ruim."


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Conhece a Baderna?

Baderna é uma palavra do português brasileiro que significa confusão, desordem, bagunça. Mas sua origem é bem peculiar: servia para classificar, de maneira pejorativa, os seguidores barulhentos de uma dançarina italiana que causou furor no País. Seu nome? Maria Baderna.
A palavra que hoje define a ausência de regras surgiu no final do século XIX, quando uma companhia de dança italiana veio à então capital do Império do Brasil, o Rio de Janeiro. Uma das bailarinas, Marietta Maria Baderna, filha do médico e músico António Baderna, pediu exílio em 1849. Talentosa, logo conquistou uma legião de fãs, admiradores tanto dos seus passos de dança quanto do seu espírito rebelde e contestatário. Inovadora, ela foi alvo de críticas ao introduzir elementos do lundum (dança afrobrasileira praticada por escravos) entre os passos da dança clássica - no meio de uma sociedade conservadora e escravagista.

Maria Baderna esteve no Rio de Janeiro em 1851, provocando "um certo frisson", de acordo com o dicionário Houaiss. O termo "baderna" está associado aos seus admiradores, chamados de "os badernas", que entoavam o nome da musa no final das suas apresentações. O coro era mal visto pela sociedade da época, que associou o barulho e a paixão incontida dos fãs a algo negativo.

fonte: Terra

Abraços saudáveis



Nenhum comentário: