sexta-feira, 20 de setembro de 2013

"(...) o cientista pendurou, no Panteão de Paris, um enorme pêndulo com uma esfera de aproximadamente 30 kg suspensa por um fio de 67 metros de comprimento. Durante o movimento do pêndulo, sua trajetória ficava marcada por um rastro de areia. Assim, foi possível mostrar a variação nas idas e vindas, o que não aconteceria se a Terra não girasse. "



Publiquei no passado dia 18 no Facebook, no mural do Projeto Memória :


O físico francês Jean Bernard Léon Foucault completaria hoje 194 anos e é o homenageado do Google. A homenagem mostra o Pêndulo que Foucault desenvolveu e com o qual o usuário da página pode interagir (durante o dia de hoje neste linkhttps://www.google.pt/?gws_rd=cr&ei=Neo5UpCsBI3VsgbsnIGYBg ). 

O experimento recebeu o nome de Pêndulo de Foucault porque, em 1851, Léon Foucault realizou a primeira demonstração do movimento de rotação da Terra. Para isso, o cientista pendurou, no Panteão de Paris, um enorme pêndulo com uma esfera de aproximadamente 30 kg suspensa por um fio de 67 metros de comprimento. Durante o movimento do pêndulo, sua trajetória ficava marcada por um rastro de areia. Assim, foi possível mostrar a variação nas idas e vindas, o que não aconteceria se a Terra não girasse. 

Imagem: Gravura do Experimento do Pendulo de Foucault em 1851
Fonte: G1

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: