segunda-feira, 28 de outubro de 2013

"Os “preguiçosos” foram liderados pelos doutores Quentin Stafford-Fraser e Paul Jardetzky. O motivo era nobre - auxiliar os programadores a manterem os olhos na tela dos computadores, sem descuidarem do café para permanecerem acordados. "


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Sabia que para evitar levantar da cadeira e ver se o café já estava pronto, estudantes da universidade de Cambridge, no Reino Unido, criaram um sistema de vídeo para monitorar à distância a cafeteira, dando origem à webcam?

Estavamos no início dos anos 90. A máquina de café ficava no corredor em frente à “Sala Trojan”, no antigo laboratório de computação de Cambridge. Os “preguiçosos” foram liderados pelos doutores Quentin Stafford-Fraser e Paul Jardetzky. O motivo era nobre - auxiliar os programadores a manterem os olhos no ecrã dos computadores, sem descuidarem do café para permanecerem acordados. A webcam funcionava de forma precária. Mostrava um frame por segundos numa tela a preto e branco de 129 x 129 pixels. O sistema perdurou até surgirem equipamentos mais sofisticados de filmagem e somente foi retirado do ar em 2001. Mas o conto nerd não termina por aqui. A máquina de café que protagonizou a invenção foi vendida pelo eBay por US$ 5 mil para a revista alemã Der Spiegel.

Fonte e imagem: BBC e G1

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: