terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"Pediram café e donuts e, quando recusaram servi-los ficaram ali sentados até a loja fechar. Na manhã seguinte regressaram ao mesmo lugar, seguidos por 25 colegas e alguns jornalistas. No final da semana, já eram 300 e o protesto alastrava – primeiro a outras cidades da Carolina do Norte, depois a outros Estados."


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :

No dia 01 de Fevereiro de 1960, quatro estudantes negros, entre eles Franklin McCain, de 19 anos, entraram na loja Woolworth, em Greenboro, na Carolina do Norte, Estados Unidos, e sentaram-se em quatro bancos altos do snack-bar reservados a brancos. Pediram café e donuts e, quando recusaram servi-los ficaram ali sentados até a loja fechar. Na manhã seguinte regressaram ao mesmo lugar, seguidos por 25 colegas e alguns jornalistas. No final da semana, já eram 300 e o protesto alastrava – primeiro a outras cidades da Carolina do Norte, depois a outros Estados. Nem todos foram bem sucedidos, mas a acumulação de protestos, escreveu o New York Times, “contribuiu para o impulso que levou à aprovação da Civil Rights Act de 1964”, que proibiu a segregação nos locais públicos a nível federal. 


Entretanto, a 25 de Julho de 1960, a loja Woolworth, em Greensboro, passou a atender todos os clientes por igual. Em 2010, a loja deu lugar ao Museu dos Direitos Cívicos e o balcão foi levado para o Museu Smithsonian de História Americana, em Washington.

Fonte Imagem: Público

Abraços saudáveis


Nenhum comentário: