quarta-feira, 18 de março de 2015

"Preferiu a leveza dumas fatias que foram alcunhadas de ‘Carpaccio’ por decorrer nessa altura em Veneza, uma exposição do pintor italiano renascentista, Vittore Carpaccio. Pintor esse que nos seus quadros, usava cores muito luminosas e quentes como o vermelho que lembra a carne crua."

No dia 28 de Outubro de 2011, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Você conhece a história do Carpaccio?
"O nome “Carpaccio” vem do pintor Vittore Carpaccio mas tudo começou num restaurante em Veneza denominado “Harry’s Bar”, com gerência de Giuseppe Cipriani.
Restaurante elitista, frequentado por famosos como Hemingway, Somerset Maugham, Orson Welles, Onassis, Callas ou Chaplin.
Entre outros manjares e drinks o que lhe deu mais prestígio foi aquele prato feito com lâminas finíssimas de carne crua acompanhadas de molho à base de mostarda. Aconteceu em 1950 quando a condessa Amália Moncenigo pediu ao seu amigo Giuseppe que lhe preparasse um prato rico em ferro, feito com carne crua porque o seu médico exigia e tentava curá-la duma grave anemia. E assim foi, Giuseppe resolveu presenteá-la dum prato de carne crua mas não bruta. Preferiu a leveza dumas fatias que foram alcunhadas de ‘Carpaccio’ por decorrer nessa altura em Veneza, uma exposição do pintor italiano renascentista, Vittore Carpaccio. Pintor esse que nos seus quadros, usava cores muito luminosas e quentes como o vermelho que lembra a carne crua.

Agora ficam a saber. Quem goste de ‘Carpaccio’ e vá a Veneza, já sabe onde se dirigir. O restaurante agora com gerência do filho de Giuseppe ainda serve o ‘Carpaccio’ original que seu pai inventou.
Pelo que sei vale a pena. É dinheiro bem empregue!
O restaurante ainda mantém o mesmo nome."
Fonte: Curiosity killed the cat

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: