quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"(...) Na noite anterior, ninguém suspeitava de nada. Menos de 20 pessoas sabiam da "Operação Rosa", um arrojado plano preparado com tanta perfeição que, durante a noite, 40.000 militares e civis foram mobilizados e após colocarem 45 km de arame farpado, selaram a zona ocidental de Berlim."


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

No dia 13 de Agosto de 1961, os cidadãos de Berlim acordaram ao som de um coro de martelos pneumáticos, tanques e descobriram que a sua capital estava a ser dividida ao meio por uma vedação de arame farpado.
No silêncio da noite, uma das maiores cidades europeias foi dividida pelas fundações do que o mundo viria a conhecer como o Muro de Berlim: uma estrutura que definiria a paisagem europeia e a política mundial nos próximos 30 anos. Na noite anterior, ninguém suspeitava denada. Menos de 20 pessoas sabiam da "Operação Rosa", um arrojado plano preparado com tanta perfeição que, durante a noite, 40.000 militares e civis foram mobilizados e após colocarem 45 km de arame farpado, selaram a zona ocidental de Berlim."

Nenhum comentário: