segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"Começava ali, a Rua dos Biquínis, a única no mundo a concentrar lojas que comercializam exclusivamente moda praia. São quase 100 metros, onde estão reunidas grifes de diversos portes e que só no ano passado fabricaram cinco milhões de peças."


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Esta é a Nilza Rodrigues Lisboa.Em 1953, Nilza, que é costureira, decidiu investir na confecção de biquínis em Cabo Frio, Rio de Janeiro. Com biquínis emprestados pela actriz Tônia Carrero, frequentadora assídua do destino turístico, Dona Nilza copiou os moldes e fez da artista, a sua primeira cliente. Com uma máquina de manivela, sob a luz do lampião, ela iniciava uma das principais actividades económicas de Cabo Frio. Começava ali, a Rua dos Biquínis, a única no mundo a concentrar lojas que comercializam exclusivamente moda praia. São quase 100 metros, onde estão reunidas grifes de diversos portes e que só no ano passado fabricaram cinco milhões de peças.
A história mostra que a Dona Nilza fez escola. Com a ajuda da família, a sua produção foi crescendo e, em pouco tempo, já contava com 32 costureiras e 22 máquinas. Em meados dos anos 80, alguns microempresários, já se haviam instalado no local em lojas adaptadas: salas e quartos das famílias de pescadores alugados para a abertura de estabelecimentos comerciais. A partir de então, novos empresários, não só de Cabo Frio mas também do Rio de Janeiro, Petrópolis, São Paulo e Minas Gerais, instalaram-se na rua e ampliaram a produção local além dos biquinis, introduzindo outros artigos de moda praia.
A história da Rua dos Biquínis, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está no livro “Biquíni – duas peças que mudaram a rua e o mundo”
Abraços saudáveis

Nenhum comentário: