segunda-feira, 23 de novembro de 2015

"O celerífero foi mais tarde adaptado pelo alemão Barão Karl von Drais, que instalou um sistema de direcção, travões e um ajuste de altura do selim para facilitar o seu uso por pessoas de diversas estaturas. Dando assim origem ás draisianas. Entretanto, o primeiro projecto conhecido de uma bicicleta é um desenho de Leonardo da Vinci sem data, mas de aproximadamente 1490, e que só foi descoberto em 1966 por monges italianos.”


No dia 5 de Novembro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

A história da bicicleta começa com a criação de um brinquedo, o "celerífero"
“Criado pelo francês Conde de Sivrac, o brinquedo era todo em madeira e não tinha nem travão nem volante, só uma barra para apoiar as mãos. E a brincadeira consistia em empurrar ou deixar correr numa descida para ganhar velocidade e assim tentar manter-se equilibrado por alguns metros. O celerífero foi mais tarde adaptado pelo alemão Barão Karl von Drais, que instalou um sistema de direcção, travões e um ajuste de altura do selim para facilitar o seu uso por pessoas de diversas estaturas. Dando assim origem ás draisianas. Entretanto, o primeiro projecto conhecido de uma bicicleta é um desenho de Leonardo da Vinci sem data, mas de aproximadamente 1490, e que só foi descoberto em 1966 por monges italianos.”
Neste link é possível acompanhar todas as adaptações e evoluções que o brinquedo celerífero sofreu, até chegar as bicicletas tal como as conhecemos hoje. http://www.escoladebicicleta.com.br/historiadabicicleta.html
Abraços saudáveis

Nenhum comentário: